FCBB promete divulgar novo seleccionador ainda esta semana em substituição de Emanuel Trovoada

Inicio | Desporto
FCBB promete divulgar novo seleccionador ainda esta semana em substituição de Emanuel Trovoada
10/11/25 - 06:38 pm

Cidade da Praia, 10 Nov (Inforpress) - O presidente da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB), Hélder Gonçalves, anunciou hoje, na cidade da Praia, que o novo seleccionador será apresentado ainda esta semana, após a decisão de Emanuel Trovoada em não continuar no cargo.

Em conferência de imprensa, o dirigente confirmou que a escolha já está feita, mas recusou-se a avançar com o nome, mesmo com a insistência dos jornalistas, afiançando mesmo que o nome será revelado “nos canais oficiais da Federação”.

Gonçalves esclareceu que o futuro técnico terá responsabilidade de definir e convocar os jogadores disponíveis e comprometidos com a selecção.

O presidente recordou que Emanuel Trovoada comunicou publicamente, a 21 de Agosto, após o jogo frente a Angola, a decisão de deixar o comando técnico, posição que, disse, manteve mesmo após reunião com a direcção realizada a 20 de Setembro.

“Respeitamos a decisão do ex-seleccionador e já regularizamos os encargos referentes ao período em que exerceu funções”, afirmou Hélder Gonçalves.

O responsável pela FCBB adiantou que o novo treinador assumirá a preparação da equipa para as próximas janelas de qualificação, sublinhando que o objectivo é manter Cabo Verde “activo, competitivo e digno da confiança do povo cabo-verdiano”.

Na ocasião, o presidente aproveitou ainda para apelar à união em torno da modalidade, e realçou que o foco da direcção é reforçar a estabilidade e o prestígio do basquetebol nacional.

A direção de Hélder Gonçalves tinha sido eleita em Abril do corrente ano à presidência da FCBB, mas a 1 de Novembro foi destituída em assembleia-geral extraordinária, promovida pela mesa da Assembleia-geral, tendo sido eleito José Semedo para assumir a Comissão de Gestão.

Este prometeu “restaurar a credibilidade da modalidade e preparar a selecção nacional, visando a qualificação ao Mundial’2027”.

O presidente da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB) revelou hoje, à Inforpress, que deu entrada a um processo judicial para contestar a sua alegada destituição e que continua “líder legítimo” a aguardar pela decisão judicial.

KF/SR//ZS

Inforpress/Fim

 

Partilhar