Êxodo rural em Santo Antão deve ser combatido através do empreendedorismo – Dom Ildo Fortes

Inicio | Sociedade
Êxodo rural em Santo Antão deve ser combatido através do empreendedorismo – Dom Ildo Fortes
09/12/24 - 05:54 pm

Ribeira Grande, 09 Dez (Inforpress) – O êxodo rural em Santo Antão deve ser combatido com o empreendedorismo exortou hoje o bispo da Diocese do Mindelo, Dom Ildo Fortes, que efectua a primeira visita pastoral à Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

Instado pela Inforpress a pronunciar sobre a primeira semana da visita pastoral que efectua à Paróquia Nossa Senhora do Rosário dom Ildo Fortes disse que tem encontrado muita receptividade nas comunidades e que as pessoas em Santo Antão são resilientes e estão abertas para partilhar as suas dificuldades.

“Encontrei muita fé e o valor da unidade em muitos lugares onde eu fui. As pessoas estão abertas a partilhar as suas dificuldades, o que é algo próprio desta terra, Santo Antão.

Por exemplo, o êxodo permanente das pessoas, dos jovens que vão à procura de trabalho em outras paragens, alguns que continuam muito isolados e é difícil continuarem lá, as chuvas que têm vindo a escassear cada vez mais, são problemas desses que é preciso animar às pessoas e às vezes, mesmo lá, ajudá-los a ver algumas coisas mais – o empreendedorismo; ser capaz, ser criativo", disse.

Segundo a mesma fonte, “há coisas que são óbvias”, nomeadamente, jovens que saem para estudar e muitas vezes seguem para outro lado mas, exemplificou, que em tempos as pessoas começaram a criar gados, animais, galinhas, por isso pediu que todos “façam um esforço” porque “às vezes falta capacidade de resiliência, de empreender, acreditar e sonhar”.

Dom Ildo Fortes completou hoje uma semana de visita pastoral à Paróquia Nossa Senhora do Rosário onde já encontrou várias comunidades e instituições no município da Ribeira Grande que nos últimos anos tem perdido muita população.

A visita pastoral é realizada pelo bispo de cinco em cinco anos para conhecer a realidade das paróquias e suas estruturas físicas, segundo o programa, a visita termina no dia 15 de Dezembro.

"Esperança no Caminho com júbilo recebemos o Pastor” é a mensagem da carta pastoral do bispo, Dom Ildo Fortes, que no domingo ordenou para padre Nelson Varela e Éder Silva novo diácono para servir a Diocese do Mindelo.

EL/ZS

Inforpress/ Fim

Partilhar