Cidade da Praia, 21 Set (Inforpress) – O militante do MpD Eurico Monteiro destacou hoje que a crítica interna é fundamental para melhorar o desempenho do MpD apelando à união dos militantes e participação activa nas estruturas locais para reforçar o partido para 2026.
Eurico Monteiro fez estas declarações à Inforpress, à margem de um encontro realizado hoje no Centro Comunitário de Fundo Kobon, na cidade da Praia, com os militantes e simpatizantes do Movimento para a Democracia (MpD), partido que sustenta o Governo.
Segundo o militante, todos os membros do MpD, independentemente dos cargos que ocupem no Estado, têm o dever de colaborar activamente com as estruturas locais, contribuindo para preparar o partido para os desafios políticos e eleitorais futuros.
“A crítica é fundamental e deve ser bem-vinda dentro do partido. Os militantes do MpD são críticos em relação à direção partidária e ao Governo, mas esta crítica é saudável, porque chama atenção para erros cometidos e para aspectos que ainda precisam ser corrigidos”, sublinhou, salientando que os militantes devem valorizar igualmente os ganhos alcançados desde 2016.
Eurico Monteiro, que é o actual ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial e ministro da Modernização do Estado e da Administração Pública,
reconheceu que nem tudo tem corrido bem, mas destacou que existe, actualmente, tanto no Governo como na direção partidária, “uma consciência muito clara” das falhas registadas e da necessidade de corrigir o que ainda não funciona.
Contudo, frisou que apesar das dificuldades o balanço desde 2016 é positivo, destacando “os avanços e conquistas alcançadas” pelo país, que “justificam a confiança dos cabo-verdianos” nas próximas eleições legislativas de 2026.
“As pessoas não votam apenas pela insatisfação. Votam com base num balanço entre o que correu mal e aquilo que foi bem feito. Temos consciência de que há aspectos a melhorar, mas os ganhos alcançados reforçam a confiança no MpD”, afirmou, acrescentando que essa confiança “não deve no entanto ser um cheque em branco”.
Reconheceu, no entanto, que ainda existem desafios a serem ultrapassados, com os sectores da água, energia e transportes a exigir ainda mais investimentos, apesar dos esforços do Governo em melhorar as condições de serviços desses referidos sectores.
Eurico Monteiro garantiu ainda que o partido e o Governo estão empenhados em melhorar o desempenho e reforçar os resultados, com a meta de conquistar novamente a confiança dos cabo-verdianos nas eleições de 2026.
Apontou, por outro lado, que, de 2016 até hoje, o país registou avanços significativos, com crescimento económico e melhoria da qualidade de vida dos cabo-verdianos, frisando que “apenas um grupo de céticos no país” continua sem enxergar as melhorias e o desenvolvimento alcançados com a governação do MpD.
Ao abordar a actual situação política vivida no país, Eurico Monteiro defendeu a necessidade de haver “mais diálogo e consensos” entre as forças políticas cabo-verdianas e “debates sérios que verdadeiramente contribuem na promoção e desenvolvimento” de Cabo Verde
CM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar