Estado da Nação: MpD enaltece avanços e apela à continuidade das reformas para enfrentar desafios

Inicio | Política
Estado da Nação: MpD enaltece avanços e apela à continuidade das reformas para enfrentar desafios
31/07/25 - 12:47 pm

Cidade da Praia, 31 Jul (Inforpress) - O líder da bancada do Movimento para a Democracia (MpD, poder) destacou hoje no parlamento a resiliência do país perante os desafios herdados em 2016, e pediu a continuidade das reformas para consolidar “avanços económicos e sociais” alcançados. 

“Herdámos, nessa altura, uma situação extremamente delicada do ponto de vista económico, social e institucional, um país fragilizado”, indicou Celso Ribeiro.

O líder parlamentar do MpD apontou, neste sentido, “uma economia estagnada, crescimento abaixo de 1%, um desemprego elevado, sobretudo entre os jovens, uma dívida pública insustentável, contas públicas profundamente desequilibradas e um ambiente de negócios hostil” ao investimento privado.

Hoje, continuou, “graças a reformas estruturais e uma governação responsável”, Cabo Verde é um país de rendimento médio-alto, “com confiança no futuro”.

Apesar dos avanços, o parlamentar reconheceu que ainda persistem dificuldades, como as incertezas causadas pela inflação, tensões geopolíticas e alterações climáticas, além de desafios em setores como os transportes.

“Temos plena consciência e também temos a humildade de reconhecer dos muitos problemas que ainda afectam os cabo-verdianos, das dificuldades que enfrentam e das suas legítimas inquietações, mas temos a responsabilidade de continuar a trabalhar, todos os dias, para os resolver e de os vencer”, reconheceu.

Celso Ribeiro apontou “vários ganhos alcançados” desde 2016, entre eles a redução da pobreza extrema, que se situa hoje nos 2,8%, o aumento da cobertura da proteção social, com o Rendimento Social de Inclusão a beneficiar mais de dez mil famílias, e o reforço das pensões sociais, que chegam a mais de 26 mil pessoas.

Na área da Juventude, destacou os programas de estágios profissionais remunerados, empreendedorismo jovem, bolsas de estudo e a criação do “Banco Jovem e Mulher”, iniciativas que visam criar oportunidades e combater o desemprego estrutural.

Quanto à Educação, realçou a eliminação da taxa de abandono escolar em 2025, a expansão do ensino pré-escolar e a gratuitidade do ensino básico e secundário.

“Mais de 95 mil estudantes beneficiam da isenção de propinas e inscrição, 90 mil têm acesso à alimentação escolar e oito mil ao transporte”, sublinhou. 

Em relação à Saúde, Celso Ribeiro afirmou que o Serviço Nacional de Saúde está hoje “mais robusto, com melhorias na atenção primária, medicina especializada e saúde mental”, além da implementação da Telemedicina e da reabilitação das infraestruturas hospitalares.

O deputado fez ainda referência “ao aumento do número de turistas, ao crescimento do investimento estrangeiro, ao reforço da confiança dos investidores” e à centralidade do desporto no desenvolvimento nacional, com “maior apoio às federações e atletas”. 

Para Celso Ribeiro, o futuro de Cabo Verde depende da estabilidade, da coesão e da continuidade das políticas em curso.

“Cumprimos, e estamos a cumprir, para continuarmos a merecer a confiança do povo cabo-verdiano”, finalizou o líder parlamentar do partido que sustenta o Governo.

TC/AA

Inforpress/Fim

Partilhar