Cidade da Praia, 05 Fev (Inforpress) - A Escola Universitária Católica de Cabo Verde (EUC-CV) faz esta quarta-feira, 07, na Praia, a apresentação do curso de mestrado em Ciências Religiosas, para formar investigadores para
actuarem nas instituições eclesiásticas e nas organizações da sociedade civil.
Em declarações à Inforpress, o vice-diretor para área do ensino, Florenço Varela, esclareceu que se trata de um curso, cujo inicio está agendado para segundo semestre do ano lectivo 2023-2024, desenvolvido para os profissionais de nível superior incluindo professores, técnicos do e ensino e pessoas de diversas áreas do conhecimento.
“Pretendemos oferecer uma abordagem inovadoras no campo das ciências religiosas”, apontou Florenço Varela, acrescentado que é um curso que foi pensado antes da formalização da EUC-CV, quando era Escola de Formação Cristã.
O responsável precisou que nasceu como resposta à formação de candidatos a professores da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.
“A expectativa dos participantes era ter uma formação que pudesse conferir graus de licenciatura e mestrado, mas na altura a Escola de Formação Cristã e Religiosa não tinha o estatuto de instituição do ensino superior”, contou Florenço Varela, frisando que é um curso que nasce a partir de uma demanda.
Entretanto avançou que com a criação da EUC-CV , tem se trabalhado, há algum tempo, nessa oferta formativa, que segundo Florenço Varela já conta com um público-alvo bastante “significativo” e muito heterogéneo.
“Portanto, é neste quadro que pretendemos avançar com a criação desde curso, aproveitando o contexto da formação e da actualização teológica dos padres da diocese de Santiago de Cabo Verde, a acontecer nos dias 07 e 07 de Fevereiro no Auditório da EUC-CV”, informou.
Por outro lado, avançou que a EUC-CV continua ainda na sua fase de instalação e tem em mão enormes desafios, dado que, conforme explicou, o regime jurídico cabo-verdiano das instituições de ensino superior estipula cinco anos para a sua instalação.
EUC-CV foi canonicamente criada a 01 de Janeiro de 2022 pelo despacho conjunto dos Bispos das dioceses de Cabo Verde e reconhecida pela Agência Reguladora do Ensino Superior (ARES) a 27 de Outubro de 2022.
Trata-sede uma instituição de ensino superior católico endógeno, comprometida com a missão evangelizadora, a formação integral do homem, bem como a procura da verdade e a disseminação do saber da comunidade humana e eclesial cabo-verdiana.
OM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar