Escola Secundária Fulgêncio Tavares em São Domingos acolhe actividades da 12ª edição da Global Money Week

Inicio | Economia
Escola Secundária Fulgêncio Tavares em São Domingos acolhe actividades da 12ª edição da Global Money Week
16/03/24 - 11:33 am

Cidade da Praia, 16 Mar (Inforpress) - O Gabinete de Supervisão Comportamental do Banco de Cabo Verde realiza, de 18 a 24, várias actividades alusivas à 12ª edição da Global Money Week (GMW) com abertura oficial na Escola Secundária Fulgêncio Tavares, em São Domingos.

O evento, que tem lugar sobre o lema “Proteja o seu dinheiro, garanta o seu futuro”, de acordo com nota de imprensa do Banco de Cabo Verde, está centrado na gestão segura do dinheiro, com destaque para a importância de se adoptar uma abordagem responsável e informada nas finanças pessoais, alertando para os potenciais riscos do sector financeiro e protegendo os recursos.

Os riscos que podem incluir burlas, fraudes financeiras, ‘phishing’ e fraudes em compras online, bem como os riscos relacionados com a privacidade de dados, como roubo de identidade, atingem mais os jovens, que são especialmente propensos a serem vítimas de fraudes financeiras, muito devido à sua limitada literacia e experiência financeira, ressalta a mesma fonte.

Neste âmbito, sublinha o BCV, o lema deste ano estimula os jovens a olhar para o futuro e a ter uma visão ampla sobre o eco sistema financeiro, com realce para o manuseamento e cuidados a ter com o dinheiro, e a lidar com as poupanças e refletir sobre as suas decisões financeiras.

Ainda de acordo com o BCV, o objectivo final da campanha é garantir que todas as crianças e jovens tenham acesso a uma educação financeira de alta qualidade, aprendendo sobre questões financeiras e que sejam capazes de tomar decisões financeiras inteligentes, podendo assim melhorar a sua resiliência financeira futura e o seu bem-estar financeiro.

As actividades da 12ª edição da Global Money Week na Escola Secundária Fulgêncio Tavares em São Domingo, na segunda-feira, 18, vão, ainda, ter lugar na Escola Secundária do Agrupamento de Chã de Tanque, concelho de Santa Catarina.

A  Global Money Week  é uma campanha anual de sensibilização em matéria de educação financeira, criada para inspirar crianças e jovens a aprenderem mais sobre assuntos ligados ao dinheiro, subsistência e empreendedorismo.

Ao longo de 11 edições, iniciadas em 2012, Cabo Verde participou nas últimas cinco edições, tendo sido vencedor em 2019, na categoria de novos membros.

Em Cabo Verde, o evento é organizado pelo Banco de Cabo Verde (BCV), sob a orientação da Rede Internacional de Educação Financeira da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, tendo como parceiros a  Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC), a Fin Academy, a Associação para a Promoção da Educação Financeira (PROFIN), a Escola de   Negócios  e Governação (Uni-CV), a Associação de Jovens Economistas (AJECON) e a Associação OEJ.Juventude.

A Rede investe em acções de educação financeira nas escolas, designadamente palestras, oficinas e concursos, versando temas relativos ao sistema financeiro, à poupança, ao orçamento familiar bem como ao consumo consciente e ao investimento.

PC/AA

Inforpress/Fim

Partilhar