Escolas do EBI realizam marcha cívica alertando sobre mudanças climáticas (c/áudio)

Inicio | Ambiente
Escolas do EBI realizam marcha cívica alertando sobre mudanças climáticas (c/áudio)
20/09/24 - 05:08 pm

Cidade da Praia, 20 Set (Inforpress) – Os alunos e professores do 1º e 2º anos das escolas básicas de Lavadouro e S.O.S participaram hoje, na cidade da Praia, numa marcha cívica alertando sobre as mudanças climáticas e a importância de adoptar hábitos sustentáveis.

A iniciativa realizada no âmbito da semana cívica, de 16 a 20 de Setembro, foi organizada pela Direcção Nacional da Educação (DNE) e a Direcção Nacional do Ambiente (DNA), através de acções de sensibilização sobre como enfrentar os desafios comuns colocados pelas mudanças climáticas.

Em declarações à Inforpress, Maria Helena Andrade, directora dos Serviços de Gestão Pedagógica Avaliação e Inclusão Educativa, explicou que a marcha da Acção Climática teve como objectivo sensibilizar e chamar a atenção para as mudanças climáticas que estão a afectar o mundo, destacando a importância de educar as crianças sobre o papel da protecção do ambiente.

“Adaptar hábitos e comportamentos saudáveis que beneficiem o ambiente é crucial, pois a cada dia estamos a ver os efeitos das alterações climáticas. Sabemos que as crianças são o motor da transmissão dessas informações para suas famílias”, disse, reforçando o apelo sobre a consciencialização do papel de cada um na protecção do ambiente.

A nível nacional, segundo Maria Helena, participaram na actividade algumas escolas e jardins de infância chamando a atenção sobre o tema, enquanto que as crianças mais crescidas participaram em peças de dramatizações, teatro e produção de vídeos.

No final agradeceu a todos os envolvidos e apelou à adopção de atitudes que contribuam para uma maior protecção do meio ambiente.

“Não podemos esperar apenas por políticas governamentais. Cada um de nós tem um papel a desempenhar na luta contra as alterações climáticas”, concluiu.

O evento culminou com uma apresentação teatral da escola de São Martinho da Ribeira Grande de Santiago, na Praça Alexandre Albuquerque, que celebrou a natureza e o compromisso dos jovens em cuidar do planeta, deixando a mensagem de que cada acção conta na construção de um futuro mais sustentável.

JBR/PC//ZS

Inforpress/Fim

Partilhar