Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde promove riqueza cultural e gastronómica do país

Inicio | Economia
Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde promove riqueza cultural e gastronómica do país
27/03/25 - 09:00 pm

Cidade da Praia, 27 Mar (Inforpress) – A EHTCV reafirmou hoje o seu compromisso com a valorização do sector do turismo, visando a promoção de iniciativas que destacam a riqueza histórica, cultural e gastronómica de Cabo Verde.

A realização de uma “Tarde de Chá tradicional” é uma das actividades previstas, enquadrada nas comemorações dos 50 anos da Independência Nacional e do Dia da Mulher Cabo-verdiana, tendo como intuito promover e valorizar a gastronomia cabo-verdiana, como parte integral da história destas ilhas, cultura e economia de Cabo Verde, e que representa um produto de diferenciação da nossa oferta e marca turística do país.

O evento foi marcado pela degustação de uma variedade de chás tradicionais, composição de cafés especiais e produtos tradicionais, confeccionados pelos formandos do curso de padaria e pastelaria, bem como de restauração e bebidas.

O ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, presente no evento, considera que a celebração da Mulher Cabo-verdiana, associada aos 50 anos da Independência de Cabo Verde, com este festival gastronómico se destaca nesta escola de referência e de muita qualidade e que tem granjeado o nome, prestígio e a credibilidade à efeméride.

Para Eurico Monteiro, Cabo Verde é conhecido pela celebração da sua gastronomia pelo mundo fora, enquanto parte da cultura cabo-verdiana e uma forma muito inteligente de prestigiar o país e de credibilizar a sua cultura.

“Tudo isto misturado prestigia Cabo Verde, prestigia o nosso turismo e aquilo que somos na diáspora em geral”, enfatizou, acrescentando que a gastronomia, associada à qualidade da comida e dos serviços prestados na Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV), reflecte o papel que a mulher tem desempenhado nesta escola.

Enquanto isto, a presidente do conselho de administração (PCA) da EHTCV, Aldina Delgado, frisou que para esta actividade foi aproveitada a experiência dos formandos do Curso da Padaria e Pastelaria, Restauração e Bebidas e Cozinha, para a materialização desta “Tarde de Chá”, por forma a permitir que demonstrem aquilo que têm apreendido e, ao mesmo tempo, valorizar a gastronomia cabo-verdiana.

“Nós escolhemos 2025 para trabalhar em projectos de desenvolvimento de promoção e valorização da gastronomia cabo-verdiana como elemento cultural, da nossa história e que contribui para a economia cabo-verdiana e também no sentido de promover a gastronomia cabo-verdiana como um produto diferenciador da oferta turística em Cabo Verde”, esclareceu Aldina Delgado.

O evento contou ainda com a participação do ministro do Turismo e Transportes de Cabo Verde, José Luís Sá Nogueira, de membros do corpo diplomático e representantes do sector privado.

SR/HF

Inforpress/Fim

Partilhar