
Mindelo, 07 Jan (Inforpress) – A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) informou hoje que está em curso a recolha e retirada do mercado do leite NAN 1, na sequência de um comunicado do operador económico responsável, a Nestlé Portugal.
De acordo com o comunicado da ERIS, a medida foi adoptada por precaução, com o objectivo de proteger a saúde pública, em especial a dos lactentes.
Isto, explicou, após a detecção de uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus, que pode causar doença de origem alimentar, nomeadamente sintomas gastrointestinais.
Conforme a ERIS, foi identificado que o lote 512103464 AB do leite NAN 1, cuja validade vai até 30 de Novembro de 2026, está presente no mercado cabo-verdiano, pelo que se encontra em curso a sua recolha e retirada do mercado.
Assim, a entidade recomenda o não consumo do produto identificado e que se proceda à sua devolução no local de compra.
A ERIS informou ainda que está a acompanhar a situação em articulação com a Inspecção-Geral das Actividades Económicas (IGAE), autoridade competente responsável pela fiscalização do mercado de alimentos, e a adoptar todas as medidas que se revelem necessárias.
A Nestlé Portugal anunciou, na segunda-feira, a retirada preventiva de lotes específicos de fórmulas infantis NAN e Alfamino Júnior, após ter sido detectada a presença de uma toxina numa das matérias-primas usadas.
A Nestlé informou ainda que o número do lote pode ser consultado na parte inferior das latas ou, nos formatos líquidos, no topo das embalagens.
CD/HF
Inforpress/Fim
Partilhar