Erin/São Vicente: Baía do Mindelo vai ser submetida à limpeza e desassoreamento – garantiu ministro do Mar

Inicio | Ambiente
Erin/São Vicente: Baía do Mindelo vai ser submetida à limpeza e desassoreamento – garantiu ministro do Mar
29/01/26 - 05:05 pm

Mindelo, 29 Jan (Inforpress) – A baía do Mindelo que foi afectada com as enxurradas da tempestade Erin, a 11 de Agosto de 2025, vai ser limpa para retirar objectos sólidos e embarcações afundadas, avançou hoje o ministro do Mar.

Jorge Santos anunciou a intervenção ao ser abordado pela imprensa durante a conferência para balanço do programa de execução após a tempestade Erin.

O ministro admitiu que o acúmulo de lamas, ainda visível na baía do Mindelo, é “uma evidência e também um problema ambiental”.

Mas, confirmou, neste momento há um projecto que está a ser montado de limpeza da baía, não só a nível dos objectos e algum material mais sólido que entrou com as enxurradas da Erin, mas também de algumas embarcações que estão afundadas nesta mesma baía.

“Neste momento já existe um contrato assinado com uma empresa de especialidade aqui em Cabo Verde para a remoção das embarcações da baía”, afiançou Jorge Santos, ao apontar como exemplo a remoção de um navio perto do Terminal de Cruzeiros, orçado em quase 40 mil contos.

Além da limpeza, também está revisto, segundo a mesma fonte, o desassoreamento de toda aquela zona, passando pelo cais perto da Enacol até ao Complexo de Pesca de Cova Inglesa.

E neste processo de desassoreamento, a areia retirada será utilizada para compensar também a praia de Cova Inglesa, que foi “bastante afectada” pelas últimas chuvas, informou o ministro.

A tempestade também está relacionada com danos a viaturas e que, segundo o ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, abrangem 178 pedidos de compensação, mas 51 não cumpriram os requisitos.

Sendo assim, agora estão a ser considerados 127 pedidos, sendo que 97 já estão com todos os pré-requisitos e devem começar a receber as compensações a partir da próxima semana, garantiu Paulo Rocha.

A tempestade Erin provocou em São Vicente nove mortos e duas pessoas desaparecidas, vários desalojados e ainda avultados danos em infra-estruturas, viaturas e no comércio.

LN/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar