Érica Soares e Gervásio Silva vencem 1.ª edição do Open Volta Djéu’s 2025, na Cidade da Praia

Inicio | Desporto
Érica Soares e Gervásio Silva vencem 1.ª edição do Open Volta Djéu’s 2025, na Cidade da Praia
06/07/25 - 05:52 pm

Cidade da Praia, 06 Jul (Inforpress) – Os nadadores Érica Soares e Gervásio Silva sagraram-se hoje vencedores do Volta Djéu Santa Maria nas categorias Master Feminino e Master Masculino.

O evento, que decorreu na capital, está integrado na 1.ª edição do Open Volta Djéu’s 2025 – Swim Challenge Cabo Verde.

Érica Soares completou os 5.200 metros da prova com o tempo de uma hora, 28 minutos e 46 segundos, garantindo um prémio de 20 mil escudos.

Visivelmente emocionada, confessou que não esperava alcançar o primeiro lugar.

“O sentimento é de alegria, não esperava, mas como consegui, fico feliz. O objectivo era terminar a prova”, disse, recordando que esta foi a sua segunda participação na Volta Djéu, depois de ter ficado em segundo lugar no ano passado, em São Vicente.

“Quem sabe, se conseguir ir novamente a São Vicente, vou tentar ficar em primeiro lugar também”, declarou.

A atleta internacional cabo-verdiana aconselhou todas as pessoas a praticarem natação ao máximo, por ser “um desporto completo, que ajuda na saúde física e mental”. 

Deixou ainda uma mensagem de encorajamento aos que não puderam participar por dificuldades de transporte, “para não desistirem e tentarem da próxima.”

Na categoria Master Masculina, Gervásio Silva venceu com o tempo de uma hora, 27 minutos e 04 segundos, igualmente premiado com 20 mil escudos.

“Sempre estive treinado, mas fiquei um pouco surpreso com alguns novos atletas. Esperava mais participantes, mas infelizmente não vieram. Estou super feliz”, partilhou.

O nadador destacou que a experiência foi exigente, sobretudo devido à corrente na zona da Ponta do Farol, que dificultou o regresso.

“Quando passámos o farol, cheguei a pensar que estava em segundo ou terceiro lugar, porque tinha dois grandes atletas comigo,” confessou.

Um competidor assíduo em provas de águas abertas em São Vicente, Boa Vista e na Praia, Gervásio Silva sublinhou que para si “a importância não é sempre vencer, mas participar e partilhar momentos de convívio e aprendizagem com outros atletas.”

Durante a actividade, foi igualmente homenageado um nadador veterano, de 72 anos, em reconhecimento pela sua dedicação à natação e ao desporto nacional.

A categoria de veteranos disputou uma distância de 1.800 metros, enquanto os masters percorreram 5.200 metros.

A organização do evento lamentou a desistência de 12 participantes que não conseguiram chegar à prova devido a atrasos e problemas técnicos registados nos transportes marítimos da CV Interilhas.

Ainda assim, disse que o objectivo principal continua a ser massificar o desporto da natação no país, promover o convívio entre atletas de várias ilhas e criar condições para que nadadores cabo-verdianos possam competir em eventos internacionais.

Tanto no Master Masculino como no Master Feminino, o primeiro lugar recebeu 20 mil escudos, o segundo lugar 15 mil e o terceiro lugar 10 mil escudos.

O Open Volta Djéu’s 2025 – Swim Challenge Cabo Verde ambiciona afirmar-se como uma competição anual de referência na modalidade de natação em águas abertas.

A próxima etapa desta segunda edição está já agendada para 02 de Agosto, na ilha de São Vicente.

KA/SR//HF

Inforpress/Fim

Partilhar