João Teves, 01 Out (Inforpress) – A presidente da Fundação Sima Júlia, Teresa Mascarenhas, assegurou hoje que o município de São Lourenço dos Órgãos vai ter "brevemente" uma sala de fisioterapia devidamente equipada para as pessoas da terceira idade.
A responsável fez este anúncio à imprensa, à margem das actividades comemorativas do quinto aniversário da instituição que dirige, do Dia Internacional dos Idosos e, ainda, da Santa Terezinha, padroeira da referida fundação, assinalados hoje, que tiveram como palco o Mercado Municipal de São Lourenço dos Órgãos (Santiago).
“Brevemente vamos ter uma sala de fisioterapia para os idosos. Neste momento, já temos parte dos equipamentos, uma oferta de um parceiro espanhol, e também fruto de um projecto da Garantia de que participamos”, concretizou a activista social.
A sala de fisioterapia, a ser instalada nas instalações da Fundação Sima Júlia, com sede no município de São Lourenço dos Órgãos, segundo ela, vai ser um espaço de relaxamento, de fisioterapia, do bem-estar, do amor e do carinho, que os idosos precisam.
Na ocasião, Teresa Mascerenhas fez um balanço positivo dos cinco anos de actividades desenvolvidas pela fundação criada a 01 de Outubro de 2019, para preservar o legado de Maria Júlia Reis Mascarenhas, já falecida, “filha ilustre” de São Lourenço dos Órgãos, que dedicou toda a sua vida às causas social, religiosa e sanitária.
Conforme afirmou, ao longo deste período a fundação tem estado próxima das pessoas idosas e defendido os seus direitos para que possam ter um envelhecimento mais saudável e mais activo.
Para sustentar as suas afirmações, informou que hoje Dia Internacional do Idoso reuniram um bom número de idosos de várias localidades de São Lourenço dos Órgãos que estão contentes em rever outros que há tempo não tinham visto.
No entanto, notou que a instituição que dirige tem proporcionado aos idosos momentos diferentes o ano todo, mas, no entanto, segundo ela, não podia deixar passar o Dia Internacional do Idoso em branco, daí a realização de um conjunto de activiaddes.
“Todas estas actividades têm como objectivo trazer mais conforto, mais alegria e bem-estar aos idosos de São Lourenço dos órgãos. As pessoas dessa faixa etária precisam de mais atenção, carinho e acima de tudo de amor”, concluiu Taresa Mascarenhas.
Para assinalar o seu quinto aniversário, o Dia Internacional dos Idosos e, ainda, Santa Terezinha, sua padroeira, a Fundação Sima Júlia tem em curso, desde o dia 23 de Setembro, a “Semana do Idoso” com um leque de actividades como ateliê de pintura, de música e de dança e, ainda, uma mesa-redonda.
As actividades tiveram o seu pico hoje com uma missa e procissão, em honra à sua padroeira, apresentação do vídeo “Abraço” pelo autor Mário Daniel Tavares, entrega de certificados aos seus parceiros, almoço de confraternização e actividades culturais.
O acto contou com a presença do ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, e do presidente da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, Carlos Vasconcelos.
O Dia Internacional da Pessoa Idosa foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU), e este ano é celebrado sob o lema “Resiliência das pessoas idosas num mundo em mudança”.
É uma oportunidade de realçar e recordar o importante papel que os idosos desempenham na resposta aos desafios globais e contribuir para soluções com resiliência e coragem.
FM/ZS
Inforpress/Fim
Share