Primeiro-ministro destaca importância da robótica e inteligência artificial na Saúde

Home | Society
Primeiro-ministro destaca importância da robótica e inteligência artificial na Saúde
11/04/25 - 02:47 pm

Cidade da Praia,11 Abr (Inforpress) – O primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva destacou hoje a importância da robótica e inteligência artificial no sector da Saúde.

"Mas isso vai exigir que possamos avançar, ainda este ano, com 5G, que vai permitir com que a operacionalização da inteligência artificial e da robótica seja, de facto, uma realidade mais evidente”, afirmou o chefe do Governo, em declarações à imprensa depois de presidir a abertura do simpósio “A Integração de Robótica e Inteligência Artificial na Saúde: Partilhas e Desafio”, a decorrer no Tech Park, na cidade da Praia.

Este evento, promovido pela Ordem dos Médicos Cabo-verdianos (OMC) e pela Cabo Verdean American Medical Society (CVAMS), reúne especialistas, investigadores e profissionais da Saúde para debater os avanços, oportunidades e desafios da robótica e da inteligência artificial no sector da Saúde.

Segundo o primeiro-ministro, o Governo está a trabalhar para montar, ainda este ano, um serviço pré-hospitalar em termos de emergência, quer com meios marítimos, aéreos e terrestres, para permitir essa mobilidade por meio de evacuação inter-ilhas.

"Quando o serviço não está disponível em qualidade como hospitais em todas as ilhas, poder chegar a um hospital central ou regional com alguma facilidade", disse.

Neste particular avançou que estes serviços vão ser melhorados com a chegada, hoje, de um avião da guarda costeira ao país para melhorar as condições de prestação de assistência especializada nas evacuações entre as ilhas.

As infra-estruturas são sempre importantes, mas o foco é nas pessoas. O serviço de saúde de qualidade tem de chegar às pessoas independentemente do lugar onde residem, onde vivem. Não é possível ter hospitais de referência em todas as ilhas, mas tem de ser possível que qualquer cidadão que esteja em qualquer das ilhas possa ter acesso a um serviço de Saúde da qualidade através de conectividades”, declarou.

Por sua vez, o presidente da Associação dos Médicos cabo-verdianos nos EUA, Júlio Teixeira, disse que é preciso que Cabo Verde dê um salto para frente em relação a introdução de novas tecnologias.

Júlio Teixeira afirmou que a robótica e a inteligência artificial vão abrir oportunidades para Cabo Verde, permitindo a participação dos médicos, à distância, nas actividades clínicas com impacto enorme na vida dos pacientes no país.

Apontou ainda que vai trazer grandes benefícios na melhoria das práticas dos dados, oferecendo um serviço de Saúde com mais qualidade e segurança.

DG/HF

Inforpress/Fim

Share