MpD congratula Governo pela melhoria do país no rating de crédito da Fitch Ratings

Home | Policy
MpD congratula Governo pela melhoria do país no rating de crédito da Fitch Ratings
27/05/24 - 04:56 pm

Cidade da Praia, 27 Mai (Inforpress) - O MpD considerou hoje a elevação de Cabo Verde no rating de crédito de B- para B, na classificação da Fitch Ratings, como “forte desempenho” económico e fiscal e compromisso com a redução da dívida.

Em comunicado enviado à Inforpress, o Movimento para a Democracia (MpD, poder) congratulou-se com a posição do país na tabela da Fitch Ratings, asseverando que este “avanço significativo” representa o reconhecimento internacional do “crescimento robusto” da economia nacional, a redução da dívida pública e o aumento da capacidade de arrecadação de impostos.

“Nos últimos anos, Cabo Verde tem se destacado por uma gestão económica prudente e estratégias eficazes de crescimento que resultaram num crescimento médio do Produto Interno Bruto de 9,8 %, nos últimos três anos. Este crescimento tem sido impulsionado principalmente pelo sector turístico” evidenciou, salientando que a previsão da redução da dívida pública para cerca de 104 % do PIB reflecte o compromisso com a sustentabilidade fiscal.

Conforme realçou, a Fitch Ratings destacou ainda a melhoria da posição fiscal do País com um superávit fiscal de 0,1% do PIB, em 2023, e déficits moderados projetados para os próximos anos.

De acordo com o partido, o apoio contínuo de parceiros como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (BM) foi ampliado, enfatizando que este reconhecimento não só fortalece a posição de Cabo Verde no cenário económico global, como também abre portas para novas oportunidades de financiamento a taxas mais competitivas.

“É importante ressaltar que este progresso também se reflete na redução da taxa de desemprego, fruto das políticas económicas eficazes e do ambiente favorável ao investimento. Cabo Verde continua comprometido com a implementação de reformas estruturais que promovam a estabilidade, o crescimento económico inclusivo e aumente a resiliência do país” concluiu.

A agência de notação financeira Fitch Ratings melhorou a avaliação da qualidade do crédito soberano de Cabo Verde, para o nível B, devido às perspetivas de forte crescimento da economia e bom desempenho orçamental.

Com esta melhoria, Cabo Verde passa a ser o País lusófono africano com melhor avaliação sobre a sua qualidade de crédito, já que a Fitch atribui uma nota de B- a Angola e de CCC+ a Moçambique, não classificando os outros (Guiné Equatorial, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe).

LT/AA

Inforpress/Fim

Share