IEFP refuta declarações de autarca e assegura que programa de estágio transforma vida de milhares de jovens

Home | Policy
IEFP refuta declarações de autarca e assegura que programa de estágio transforma vida de milhares de jovens
26/08/24 - 05:08 pm

Cidade da Praia, 26 Ago (Inforpress) - O presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Paulo Santos, lamentou hoje as declarações do edil praiense, assegurando que o Programa de Estágio Profissional transforma a vida de “milhares de jovens” em Cabo Verde.

“É profundamente lamentável e inaceitável que o presidente da Câmara Municipal da Praia tenha desrespeitado de forma tão veemente o importante trabalho realizado pelo IEFP e as grandes empresas, líderes do sector privado em Cabo Verde, que têm empregado e dado oportunidades a milhares de jovens qualificados por meio do Programa de Estágio Profissional Empresarial (PEPE)”, manifestou.

Paulo Santos reagia, assim, através de uma nota de imprensa às declarações do presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, face à notícia publicada na Inforpress intitulada “Estágios é enganar os jovens recém-licenciados e defraudar as suas expectativas”.

“Com essas declarações, o presidente da Câmara da Praia desrespeita o importante trabalho realizado pelo IEFP junto aos jovens e mulheres cabo-verdianos. Desrespeita, igualmente, as grandes empresas do país que têm contratado os jovens formandos, através do Programa de Estágio Profissional Empresarial (PEPE), reprovou aquele responsável.

Segundo a mesma fonte, nos últimos oito anos e meio, o IEFP formou mais de 51 mil pessoas, sendo que 34 mil delas nas próprias estruturas do Instituto, acrescentando que além disso, mais de 16 mil pessoas foram inseridas no mercado de trabalho através do PEPE, com uma taxa de inserção entre 60% e 70%.

Neste contexto, elucida que existem programas de formação profissional que qualificam a mão de obra para as necessidades específicas das empresas, bem como programas de apoio à contratação e incentivo ao empreendedorismo, com acesso a financiamento, além de incentivos como isenção de contribuições para a segurança social quando as empresas contratam jovens.

Aquele responsável destacou, por outro lado, que que mais de 6 mil empreendedores tiveram suas unidades de negócio constituídas, e mais de 7 mil jovens e mulheres receberam formação na área do empreendedorismo, acentuando que esses números “comprovam o impacto positivo” das políticas activas de emprego implementadas pelo IEFP”.

“O IEFP espera que o presidente da Câmara Municipal adote uma postura de respeito e cooperação com as instituições do Estado, reconhecendo a importância das políticas activas de emprego, como o Praia Empreende e outros programas de empreendedorismo, que visam combater o desemprego e promover o bem-estar e a justiça social em Cabo Verde”, finalizou.

SC/CP

Inforpress/Fim

Share