Autárquicas 2024/São Vicente: António Monteiro promete criar alpendre ao lado do mercado da Ribeirinha para vendedeiras de verduras

Home | Autárquicas
Autárquicas 2024/São Vicente: António Monteiro promete criar alpendre ao lado do mercado da Ribeirinha para vendedeiras de verduras
27/11/24 - 05:01 pm

Mindelo, 27 Nov (Inforpress) - O candidato da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID) a presidente da câmara de São Vicente prometeu colocar um alpendre ao lado do mercado da Ribeirinha às vendedeiras de verduras para lhes dar melhores condições de trabalho.

António Monteiro, que lidera a candidatura da UCID à presidência da Câmara Municipal de São Vicente, falava hoje durante contactos com eleitores na zona de Ribeira Bote e mercado da Ribeirinha.

Segundo o candidato, não é normal numa cidade como Mindelo e numa ilha como São Vicente ter ainda pessoas a fazer negócio no chão, na calçada e no meio de um sol escaldante.

“É fácil criarmos um alpendre, colocar umas bancadas e dar às pessoas melhor dignidade para fazer seus negócios. Não só por questão de saúde pública, mas acima de tudo para transmitir mais sentido de higienização dos produtos.  Porque uma coisa é ter produtos na bancada, outra é tê-los no chão e expostos ao sol, o que acaba por causar a deterioração”, afirmou.

Conforme o candidato, quando estiver a gerir a câmara, não vai permitir que o mercado   de peixe nem o de verduras, na Rua de Lisboa, encerre aos sábados à tarde e aos domingos.

“Temos de permitir que os mercados funcionem de forma ininterrupta durante a semana. Vai vender aos fins de semana quem quiser. Portanto, a câmara tem de criar padrões de segurança para garantir que as vendedeiras tenham os seus produtos em segurança nos mercados sem serem roubados”, acrescentou.

Afirmou que tem dúvidas de que o mercado da Ribeirinha tenha espaço para albergar toda a gente porque algumas bancas de venda já estão ocupadas.

A questão da venda ambulante e de mercados é um grande problema que a ilha tem estado a enfrentar, salientou o candidato.

Por outro lado, observou que o negócio é “um dos grandes sectores” que movimentam a economia de São Vicente, pelo que é indispensável que a câmara municipal tenha de uma forma “muito clara e objectiva” sobre aquilo que tem que ser feito para dar melhor qualidade aos comerciantes para poderem vender os seus produtos.

Em São Vicente concorrem para o cargo de presidente da câmara Augusto Neves, do MpD, António Duarte, do PAICV, António Monteiro, da UCID, Nelson Lopes, do Soncent Katem Parada, e Carlos Araújo, do MAS.

Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais e o PAICV dominou em oito.

CD/AA

Inforpress/Fim

 

 

Share