Cidade da Praia, 06 Jun (Inforpress) – A Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos (Emprofac) e Associação de Lixo Marinho realizam hoje uma campanha de limpeza na praia de Kebra Kanela, no âmbito do Dia Mundial dos Oceanos.
Esta acção, que se insere no âmbito do Dia Mundial dos Oceanos, celebrado a 08 de Junho, destaca o papel da comunidade e das crianças na preservação dos oceanos.
Em declarações à Imprensa, a colaboradora da área de marketing da Emprofac, Miluce Pereira, realçou que a iniciativa surgiu no seguimento de um desafio lançado pelo Ministério do Mar.
"No ano passado fomos convidados a ser padrinhos do mar. Apadrinhamos a praia de Kebra Kanela e a de Diante, na Boa Vista, e, desde então, procuramos manter acções regulares de limpeza nesses locais", explicou.
A iniciativa conta com o envolvimento das crianças da Escola Eugénio Lima, numa aposta clara na educação ambiental desde a base.
"As crianças têm mais cuidado. Se começarmos com elas, estamos a formar uma geração mais consciente", destacou a colaboradora.
Mais do que colocar lixo, a acção visa provocar uma mudança de mentalidade, referiu Miluce Pereira que criticou a falta de cuidado de muitos banhistas, mesmo com conteúdos disponíveis.
"As pessoas continuam a deixar lixo na areia como se não fosse problema delas, mas a praia é de todos e todos devemos protegê-la", afirmou.
Miluce Pereira alertou para os perigos do lixo marinho, que afectam directamente a saúde humana.
"O lixo vai para o mar, os peixes consomem e depois nós consumimos esses peixes e, assim, o microplástico entra no nosso organismo, uma cadeia que precisamos interromper", alertou.
Enquanto padrinhos do mar, a Emprofac comprometeu-se a continuar com acções regulares de limpeza e educação ambiental.
"Queremos manter este compromisso ao longo do ano, com o apoio de escolas, associações e da comunidade. É a nossa praia, o nosso mar, o nosso planeta. E todos temos responsabilidade nisso", concluiu Pereira.
A campanha de limpeza terá continuidade no sábado, 07, na ilha da Boa Vista, numa acção que será realizada na praia de Diante, em colaboração com a Associação Barraka, com vista a reforçar o compromisso com a preservação dos oceanos no âmbito das celebrações do Dia Mundial dos Oceanos.
CG/SR//HF
Inforpress/Fim
Partilhar