Cidade da Praia, 29 Jul (Inforpress) - A empresa Águas de Santiago (AdS) pediu hoje a colaboração da população para uso correcto da rede de esgoto, impedir entupimentos frequentes e vazamentos nas vias públicas, que tem gerado uma das principais preocupações desta empresa.
O apelo foi feito por esta empresa através de um comunicado para alertar a população sobre este problema, apesar de várias acções de sensibilização sobre este assunto.
"Apelamos à colaboração da população para evitar impactos negativos na saúde pública e no meio ambiente", alertou.
De acordo com a AdS, “muitas pessoas ainda descartam lixo doméstico, fraldas, plásticos, óleos e até roupas na sanita e nos ralos de casa”.
Este comportamento, conforme referiu a mesma fonte, "compromete o bom funcionamento" da rede, gera “maus odores e representa riscos à saúde pública”.
Acrescentou ainda que contribui para a poluição ambiental e aumenta os custos de manutenção, encargos que “afectam toda a comunidade”.
A AdS lembrou que a rede de esgoto foi projectada apenas para águas residuais, para canalizar a água do banho, cozinha e lavandaria.
Alertou que o esgoto não é o local para se lançar o lixo, gordura ou objectos sólidos.
A mesma fonte pelou ainda à consciencialização colectiva sobre este problema que considera "de todos" e que juntos se pode manter uma cidade limpa.
DG/AA
Inforpress/Fim
Partilhar