
Cidade da Praia, 05 Nov (Inforpress) - O emigrante cabo-verdiano Moisés Rodrigues, dos Mosteiros, na ilha do Fogo, venceu as eleições para o “Mayor”, presidente da câmara de Brockton (EUA), realizadas na terça-feira, 04, com mais de 271 votos, de acordo com resultados preliminares.
De acordo com a contagem preliminar, citado pelo on-line cabo-verdiano nos EUA, FORCV, Moisés Rodrigues conquistou 6680 votos (50,54%) e Jean Derenoncourt 6420 (48,57%). Os votos não resolvidos foram 118 e em branco totalizaram 224 votos. 13218 pessoas votaram nestas eleições
Moisés Rodrigues torna-se, assim, “o primeiro cabo-verdiano eleito presidente da câmara” naquela cidade, sendo que a “a sua vitória ocorreu após uma campanha vigorosa que destacou a segurança pública, a gestão fiscal responsável e a revitalização urbana — temas que ressonaram fortemente junto dos eleitores das várias partes de Brockton”, lê-se na mesma publicação.
A campanha de Rodrigues, ainda de acordo com a mesma fonte, baseou-se no seu longo percurso do serviço cívico, incluindo o seu período como vereador e a sua experiência anterior como diretor de Comunicação e Serviços Comunitários, posicionando-o como um líder local experiente, pronto para assumir o cargo de presidente da Câmara.
Rodrigues saudou os seus apoiantes “com uma mensagem de união e propósito, sublinhando que a sua vitória pertence não só a ele, mas a toda a comunidade e fez questão de agradecer aos muitos voluntários, organizações locais e cidadãos que compareceram na campanha e votaram”.
Moises Rodrigues prometeu construir uma administração municipal que ouça e aja.
“Os dias de divisão já terminaram. Nós todos pertencemos a um lado - o lado de Brockton”, declarou o Mayor-eleito no seu discurso. “E juntos vamos fazer de Brockton a cidade que ela merece ser”, realçou.
O diplomata Jorge Tolentino, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros e ex-presidente da Casa Civil da Presidência da República, felicitou o novo “Mayor” de Brockton, considerando tratar-se de “uma magnífica vitória e ganho enorme para os patrícios em Brockton” e “de motivo de orgulho” para toda a Comunidade cabo-verdiana nos Estados Unidos da América.
“E assim a nossa Diáspora e a Nação cabo-verdiana no seu todo acabam de ganhar mais um marco de ouro”, afirmou Jorge Tolentino.
SR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar