Embaixadora da Fundação Merck apoia 42 jovens desfavorecidos com bolsa de apoio escolar

Inicio | Cooperação
Embaixadora da Fundação Merck apoia 42 jovens desfavorecidos com bolsa de apoio escolar
26/09/24 - 03:49 pm

Cidade da Praia, 26 Set (Inforpress) - A embaixadora em Cabo Verde da Fundação Merck, Débora Katisa Carvalho, entregou hoje um cheque de 1.176 mil escudos, para apoiar 42 jovens oriundos de famílias desfavorecidas com uma bolsa de apoio escolar.

A Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (Ficase) recebeu um montante de 532 mil escudos, que segundo o representante desta instituição, Moacy Pina, vai beneficiar 19 estudantes seleccionados pela instituição.

Este representante espera que este apoio renove a esperança dos jovens para continuarem os seus estudos e manter vivos os sonhos de um dia melhorar as suas condições de vida.

“É com satisfação que recebemos este cheque, enquanto Fundação, que tem também por missão mobilizar mais recursos para juntar àquilo que o Estado nos disponibiliza, através do Orçamento do Estado”, disse Moacy Pina.

Avançou que apesar do Governo ter mobilizado recursos para este fim, mas que devido a “muita demanda” ainda é “insuficiente” para ajudar aqueles que, por diversas razões, saem do sistema de ensino público, mesmo ainda que o Governo tenha garantido o acesso gratuito ao ensino até o 12º ano.

Moacy Pina expressou o seu agradecimento à Fundação Merck pelo apoio, reiterando o compromisso da Ficase, em apoiar o sector da educação, mas também as famílias, na execução daquilo que é a política social do Estado.

Por sua vez, a presidente da Fundação Infância Feliz, Adélcia Pires, aproveitou também para agradecer à iniciativa desta fundação de entregar o cheque de 56 mil escudos para beneficiar duas estudantes, que, segundo explicou, vai incentivá-las a estudar ainda mais.

Por seu turno, Débora Carvalho disse que é com "grande satisfação" que a Fundação Merck apoia esses jovens para que os mesmos tenham condições a nível de recursos para terem maior aproveitamento e desempenho escolar.

“A nossa contribuição é simbólica dentro daquilo que conseguimos materializar ou trazer para Cabo Verde nesta primeira fase. Certamente que a nossa ambição será poder aumentar e assim colaborar mais com estas fundações”, sublinhou.

Para além dessas instituições, 21 rapazes foram também incluídos com este apoio, perfazendo 42 no total, sendo que cada um receberá um montante de 28 mil escudos.

Este apoio surgiu através do programa Educando Linda em Cabo Verde, e está enquadrado através de uma parceria entre a Fundação Merck e a Fundação Dretu, e tem como objectivo apoiar jovens de excelência oriundos de famílias desfavorecidas, oferecendo-lhes bolsas de estudo para garantir a continuidade dos seus estudos.

Esta iniciativa pan-africana da Fundação Merck, originária da Alemanha, é adaptada a cada país e visa proporcionar às jovens africanas excelentes a nível escolar, mas em situações de vulnerabilidade, uma oportunidade de alcançarem o seu potencial através do acesso à educação.

Esta iniciativa reforça ainda o compromisso com a equidade de género e a educação, com impacto directo no desenvolvimento e empoderamento dos jovens.

O acto aconteceu no hotel Praia Mar, na Cidade da Praia.

DG/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar