Embaixador do Senegal felicita Cabo Verde pela qualificação histórica ao Mundial de 2026

Inicio | Cooperação
Embaixador do Senegal felicita Cabo Verde pela qualificação histórica ao Mundial de 2026
17/10/25 - 02:53 pm

Cidade da Praia, 17 Out (Inforpress) – O embaixador da República do Senegal, Ely Sy Beye, felicitou hoje a seleção cabo-verdiana de futebol pela histórica qualificação para a próxima Copa do Mundo de 2026, conseguida com a vitória sobre a Essuatíni de 3-0.

O embaixador falava aos jornalistas no final de um encontro que o Presidente da República, José Maria Neves, manteve com os embaixadores da República do Senegal e do Reino de Marrocos, a pedido dos diplomatas.

O encontro acontece no quadro das relações bilaterais e da diplomacia activa que Cabo Verde mantém com países africanos e parceiros.

Segundo o diplomata, a visita teve como objectivo principal expressar a satisfação do corpo diplomático e parabenizar a população cabo-verdiana pela demonstração de solidariedade e apoio à equipa nacional.

O que dissemos ao Presidente foi que renovamos a disponibilidade dos  nossos países, porque Marrocos já esteve na Copa do Mundo sete vezes e o Senegal estará em sua quarta Copa do Mundo consecutiva”, pontuou, perspetivando uma participação efectiva que permitirá Cabo Verde ir longe na competição.

O embaixador reforçou a ideia de cooperação e intercâmbio entre as nações do continente, enfatizando a importância de aproveitar a experiência de Senegal e Marrocos para apoiar Cabo Verde na sua estreia no torneio. 

“O que estamos estudando é ver com os presidentes das federações como aproveitar a experiência do Senegal, de Marrocos também, ter um patamar muito interessante em termos de treinamento”, disse.

A iniciativa, segundo Ely Sy Beye, inclui troca de experiências entre federações, treinamentos conjuntos e consultoria técnica, visando reforçar o desempenho da selecção cabo-verdiana no maior evento do futebol mundial.

A selecção cabo-verdiana qualificou-se na segunda-feira, 13, à fase final do Campeonato do Mundo de Futebol’2026, ao vencer a Essuatíni por 3-0 em jogo da 10.ª e última jornada de qualificação africana, disputado no Estádio Nacional.

Apesar da qualificação, a selecção desceu um lugar no ranking da FIFA, de 70.º para 71.º, segundo o ranking divulgado hoje.

A 23.ª edição do Campeonato do Mundo será disputada de 11 de Junho a 19 de Julho de 2026, nos Estados Unidos, México e Canadá.

O sorteio da fase de grupos está marcado para 06 de Dezembro, em Washington, e, pela primeira vez, o torneio decorrerá em três países anfitriões.

LT/AA
Inforpress/Fim

Partilhar