Eleições do PAICV: Nuias Silva votou às 12:18 em São Filipe e apelou à unidade no partido para ganhar 2026

Inicio | Política
Eleições do PAICV: Nuias Silva votou às 12:18 em São Filipe e apelou à unidade no partido para ganhar 2026
25/05/25 - 02:27 pm

São Filipe, 25 Mai (Inforpress) - O candidato à presidência do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) Nuias Silva exerceu hoje o seu direito de voto na cidade de São Filipe, sua terra natal, às 12:18.

Após o voto, o dirigente fez declarações à imprensa e destacou o simbolismo do momento e reforçou a importância da união partidária rumo às eleições legislativas de 2026.

“Sinto uma grande alegria por ter exercido um direito cívico como militante do PAICV, um militante de todas as horas e que estará sempre do lado do partido. Exercer o voto aqui, na terra onde nasci, enche-me de orgulho e satisfação”, afirmou Nuias Silva.

O candidato apelou a todos os militantes no sentido de dirigirem a urna, exerçam o seu direito de voto para que no final do dia o PAICV e Cabo Verde ganhem.

“O nosso apelo é que todos os militantes participem. Que no final do dia, o PAICV e Cabo Verde saiam a ganhar”, disse Nuias Silva, que defendeu uma decisão à primeira volta o que daria ao partido mais tempo para se organizar para os próximos desafios políticos.

“Acredito num PAICV vitorioso em 2026, e num Cabo Verde desenvolvido no horizonte da década. Esta fase foi de cidadania interna e agora, a decisão está nas mãos dos militantes. Devemos respeitar essa escolha e unir-nos em torno dos grandes ideais do país e resgatar Cabo Verde e governar para o povo”.

O candidato sublinhou ainda a importância de uma liderança experiente, com capacidade prática de realizar, e alertou para os desafios internacionais.

Nuías Silva apontou ainda que o partido deve ser capaz de criar soluções internas que ofereçam oportunidades reais aos cabo-verdianos.

“Não podemos continuar a empurrar as pessoas para a emigração. Temos de criar soluções para que os cabo-verdianos possam realizar os seus sonhos aqui. Isso dará origem à força e à dinâmica do desenvolvimento do país” referiu o candidato.

Francisco Carvalho, presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Pereira, deputado nacional pelo círculo eleitoral da Europa, Jorge Spencer Lima, empresário, e Nuias Silva, presidente da Câmara Municipal de São Filipe são os aspirantes à liderança do PAICV.

Ao todo, segundo o secretário-geral PAICV, Julião Varela, estão inscritos 36.131 militantes, dos quais 31.159 a nível nacional e 4.954 na diáspora.

JR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar