
Cidade da Praia, 02 Jan (Inforpress) – A electricidade ficou mais barata desde o dia 01 de Janeiro, uma redução nas tarifas que se aplica à electricidade fornecida pela EDEC e AEB, com descidas que variam entre 5,84% e 7,89%, anunciou hoje a ARME.
No caso da Empresa de Distribuição de Electricidade de Cabo Verde (EDEC) esta descida varia entre 0,9% e 1,24% e para Águas e Energia da Boa Vista (AEB) varia consoante o escalão tarifário, de acordo com a Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME).
De acordo com a mesma fonte, os consumidores de baixa tensão doméstica da EDEC, com consumo igual ou inferior a 60 kwh por mês, passam a pagar 24,55 escudos por kwh, já com IVA incluído.
Os consumidores que ultrapassam este nível de consumo pagam 32,20 escudos, enquanto que os clientes de baixa tensão especial passam a pagar 27,90 escudos e os de média tensão pagam 23,09 escudos por kwh.
Quanto à iluminação pública, o preço fixa-se em 24,55 escudos por kWh.
A mesma fonte referiu também que a tarifa social também regista redução, sendo que os consumidores do 1.º escalão, com o consumo até 30 kwh por mês, passam a pagar 14,73 escudos por kwh, enquanto que os do 2.º escalão, entre 30 e 60 kwh, pagam 17,18 escudos.
Os do 3.º escalão, com consumo entre 60 e 90 kWh, pagam 25,76 escudos por kwh, valores já com IVA incluído.
Por seu turno, os consumidores de baixa tensão doméstica da AEB, com consumo mensal menor ou igual a 60kwh, pagam, por cada kwh, com IVA incluído, 29,92 escudos enquanto que os que ultrapassam este nível de consumo, passam a pagar 37,57 escudos.
Os clientes de baixa tensão especial, pagam 33,26 escudos e os de baixa tensão especial-LAC, pagam 34,31 escudos, sendo que os de média tensão passam a pagar 28,46 escudos, sendo que para a categoria da iluminação pública, o preço fixa-se em 29,92 escudos por kwh.
Relativamente à AEB, os consumidores de baixa tensão doméstica, com consumo mensal até 60 kWh, passam a pagar 29,92 escudos por kwh, com IVA incluído, enquanto que aqueles que ultrapassam este consumo pagam 37,57 escudos.
Os clientes de baixa tensão especial pagam 33,26 escudos, os de baixa tensão especial-LAC 34,31 escudos, os de média tensão 28,46 escudos, enquanto que para a categoria da iluminação pública passa a ser facturada a 29,92 escudos por kwh.
A mesma fonte indicou que os consumidores que beneficiam da tarifa social da AEB pertencentes ao 1.º escalão até 30 kwh passam a pagar por mês 17,95 escudos por kwh, os do 2.º escalão, entre 30 e 60 kwh, 20,94 escudos enquanto que os do 3º escalão, entre 60 e 90 kwh, 30,05 escudos, incluindo IVA.
A decisão de redução generalizada das tarifas aplicadas aos consumidores finais servidos pela EDEC e AEB foi aprovada pela ARME.
A ARME explicou que esta actualização tarifária teve em conta a evolução dos preços dos combustíveis utilizados na produção de electricidade e as compensações resultantes do exercício anterior.
Teve ainda em conta o término da compensação do défice tarifário iniciado em 2023, bem como a actualização do valor de recuperação da renda especial, criada pela lei 52/X/2025, de 17 de Abril, cujo montante foi fixado pela resolução 57/2025, de 01 de Julho.
DG/AA
Inforpress/Fim
Partilhar