Docente da Uni-CV publica artigo sobre crise da masculinidade cabo-verdiana em revista científica internacional

Inicio | Sociedade
Docente da Uni-CV publica artigo sobre crise da masculinidade cabo-verdiana em revista científica internacional
05/08/25 - 12:00 pm

Cidade da Praia, 05 Ago (Inforpress) - O docente e investigador da Uni-CV Adilson Semedo publicou um artigo científico na Sociologia - Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, analisando a crise da masculinidade no clássico romance “Chiquinho”, de Baltasar Lopes.

O artigo, intitulado "As nuances socioestruturais da crise da masculinidade cabo-verdiana em Chiquinho de Baltasar Lopes", foi lançado a 28 de Julho e encontra-se na íntegra na edição número 51 da revista, disponível ‘online’.

De acordo com um comunicado da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), o estudo utiliza uma abordagem de etnografia literária para reflectir sobre as transformações e tensões que envolvem o papel masculino no arquipélago, com uma análise crítica da obra.

No artigo, o professor Adilson Semedo interpreta o protagonista, Chiquinho, como uma figura simbólica da “desconexão entre os ideais masculinos tradicionais e a realidade social vivida em Cabo Verde”.

Segundo o autor, essas tensões reflectem uma crise de identidade que persiste ao longo do tempo, tornando-se relevante tanto no contexto histórico como no contemporâneo.

Entre as principais conclusões do estudo, destaca-se a ênfase na importância do “cuidado de si” como elemento essencial para que o homem cabo-verdiano possa desempenhar o seu papel social de forma mais consciente, equilibrada e saudável.

Investigador associado ao Centro de Investigação e de Formação em Género e Família (CIFGF) e ao Centro de Investigação em Humanidades (CIHU) da Uni-CV, Adilson Semedo é também membro do Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África (Codesria), contribuindo activamente para o avanço do pensamento crítico sobre identidade, género e sociedade no espaço africano.

A Universidade de Cabo Verde, através da sua Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes, congratula o professor Semedo pela “relevante publicação”, destacando que a mesma reforça a projecção internacional da investigação científica cabo-verdiana.

TC/CP

Inforpress/Fim

Partilhar