
Cidade da Praia, 02 Dez (Inforpress) - A sub-secretária-geral das Nações Unidas e directora executiva da ONU-Habitat, Ana Cláudia Rossbach, disse hoje estar satisfeita com os resultados dos projectos implementados no Centro Comunitário de Água Funda, na cidade da Praia.
Ana Cláudia Rossbach manifestou esta satisfação no âmbito da sua visita ao Centro Comunitário, no bairro de Água Funda, apoiado pelo programa Participativo de Melhoria de Assentamentos Informais, financiado pela União Europeia e implementado com o apoio técnico da ONU-Habitat.
“Estou feliz de ver o resultado de um projecto onde a ONU-Habitat teve envolvimento. As mudanças são possíveis se trabalharmos de maneira colectiva”, observou.
Segundo a mesma fonte, o propósito desta visita foi para conhecer o resultado de um trabalho conjunto e colectivo que trouxe resultados e impactos para a comunidade de Água Funda. E, ao mesmo tempo, ouvir a história sobre este projecto.
“Eu tive a oportunidade hoje de ouvir a história e de escutar as crianças cantando. Vejo aqui que o resultado deste projecto é importante para a comunidade”, frisou.
A directora da ONU Habitat reconheceu o trabalho que a Câmara Municipal da Praia tem feito juntamente com a liderança comunitária, o Governo, organizações internacionais e as Nações Unidas.
Avançou que este organismo tem apoiado financeiramente algumas câmaras municipais na implementação dos seus projectos e na implementação de políticas urbanas inovadoras, tanto habitacional como no ordenamento territorial, de modo a promover comunidades mais seguras, prósperas e sustentáveis para todos.
Ela referiu ainda que este organismo também tem apoiado os municípios afectados em casos de desastre natural. Reiterou o compromisso de seguir trabalhando com Cabo Verde nessas diversas frentes.
A directora executiva da ONU-Habitat foi recebida no local pelo presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, que destacou o "excelente exemplo" de cooperação entre a ONU- Habitat e a autarquia praiense.
"É um excelente exemplo de um trabalho feito de mãos dadas, junto com moradores e com associação de moradores deste bairro", afirmou.
O Centro Comunitário de Água Funda foi construído pela autarquia da Praia, no âmbito da implementação do Programa Participativo para a Melhoria dos Assentamentos Informais (PSUP), mediante o financiamento da União Europeia e execução do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU – Habitat).
Dotado de um auditório para actividades culturais e de formação, um jardim infantil, duas salas administrativas que servem de suporte à gestão, casas de banho e um espaço para desenvolvimento de actividades geradoras de rendimento e manutenção, para além de um hall, o centro que tem uma gestão compartilhada, entre a câmara e os membros da própria comunidade.
Este espaço serve para acolhedor e servir, crianças, jovens e adultos desta comunidade.
DG/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar