Dieg encerra AME 2025 “em grande estilo” e alerta artistas jovens a se prepararem melhor

Inicio | Cultura
Dieg encerra AME 2025 “em grande estilo” e alerta artistas jovens a se prepararem melhor
11/04/25 - 07:57 am

Cidade da Praia, 11 Abr (Inforpress) – O cantor sanvicentino Dieg encerrou “em grande estilo” o Atlantic Music Expo (AME’2025), na Praia, com um espectáculo vibrante e alertou os jovens artistas a prepararem-se melhor para aproveitarem todas as oportunidades que o evento oferece.

“Este é o meu décimo ano consecutivo no AME, e para mim foi um processo de formação, para entender como me posicionar enquanto artista. Muitas vezes inscrevemo-nos e não sabemos que devemos vir com cartão de visita, press kit, fotos actualizadas. São detalhes que devemos transmitir à nossa camada jovem de artistas, para que possam tirar melhor proveito deste evento”, concretizou.

O artista, que falava à imprensa, manifestou ainda a sua emoção por cantar pela primeira vez na cidade da Praia como artista a solo e por sentir o crescimento do seu público.

“Foi a minha primeira vez no AME na Praia, já tinha participado na versão experimental em São Vicente, mas tinha muita saudade e vontade de actuar aqui”, afirmou Dieg, sublinhando o significado especial da sua participação.

Segundo o artista, a responsabilidade era grande, tendo em conta a qualidade dos espectáculos que o antecederam. 

“Vi os shows dos outros artistas, todos incríveis. Inspirei-me no que vi, e este show foi algo que não vou esquecer tão cedo. Espero voltar já à Cidade da Praia, fazer mais trabalhos e conectar mais com os meus fãs”, perspectivou.

Ainda, no último dia do AME, o grupo português Danças Ocultas abriu as actuações, destacando a experiência como “incrível” e valorizando o contacto com uma cultura que preserva com intensidade as suas raízes africanas e europeias.

“Foi maravilhoso estar aqui, poder mostrar a nossa música com o mesmo instrumento usado no funaná, a gaita, mas com uma abordagem completamente diferente”, afirmou Arthur, em nome do grupo. 

Sobre a organização, deixou elogios à crescente qualidade do evento. 

“Pude observar uma grande preocupação em melhorar a cada edição, garantir as melhores condições aos artistas e atrair cada vez mais delegados internacionais”, finalizou.

O grupo luso-angolano Throes + The Shine foi o segundo a actuar e deixou o público em êxtase com a sua energia contagiante. 

“O pessoal adorou o nosso concerto, superou as expectativas”, relataram os músicos, referindo que a participação no AME representa um marco especial na carreira do grupo.

A cabo-verdiana Queency Barbosa, terceira voz da noite, emocionou-se com a sua estreia no AME, destacando a importância da preparação e da recepção calorosa do público. 

“Foi uma experiência muito boa, com muito ensaio e preparação. A apresentação foi campeã. O público vibrou comigo e a sua energia ajudou a performance a ser ainda melhor”, afirmou.

A jovem artista vê na sua actuação uma porta aberta para futuras oportunidades.

Nesta 11.ª edição, que decorreu de 07 a 10 de Abril, 23 artistas subiram aos palcos do AME para animar os presentes.

Os artistas nacionais Ary Kueka, Dieg, Fábio Ramos, Zuleika, Queency Barbosa, Yacine Rosa, Leroy Pinto, CJ Patronato, Tereza Fernandes e Eliana Rosa.

No cenário internacional, o AME 2025 contou com as apresentações de artistas de renome de diferentes partes do mundo, incluindo Isabel Novela (Moçambique), Maria Siga (Senegal), Roberta Campos (Brasil), Rumba de Bodas (Itália), Sahad (Senegal), Tasuta N’Iman (Marrocos), Throes & The Shine (Angola/Portugal), Karyna Gomes (Guiné-Bissau), Raquel (Espanha) e Fattu Djakité (Guiné-Bissau).

O evento contou também com a participação de DJ Streladuh, DJ Muleki e DJ Oleg.

TC/AA

Inforpress/Fim

Partilhar