Ribeira Grande, 27 Set (Inforpress) – A presidente da Associação de Guias de Turismo Profissionais de Santo Antão (Aguisa), Hetty Fortes, declarou que a ilha está “pronta” para a alta temporada, mas ressaltou a urgência em garantir trilhas seguras e combater o lixo na região.
Santo Antão tem-se destacado como um destino turístico em ascensão, atraindo cada vez mais visitantes com as suas belas paisagens e trilhas deslumbrantes.
Hetty Fortes, que falava à Inforpress no âmbito do Dia Mundial do Turismo, assinalado hoje sob o tema “Turismo e Paz”, afirmou que a ilha está preparada para um aumento significativo no fluxo de visitantes durante a alta temporada.
Conforme a mesma fonte, os guias participaram de várias capacitações, incluindo aulas de primeiros-socorros, o que, no seu entender, aumenta a confiança em oferecer um atendimento seguro e de qualidade.
Além disso, Hetty Fortes destacou que a implementação da carteira profissional para os guias, que entrou em vigor recentemente, tem gerado um sentimento de confiança e entusiasmo entre os profissionais da área.
“Estamos contentes com a emissão da carteira profissional que já entrou em vigor e sentimos que será uma boa época”, declarou.
No entanto, Hetty Fortes expressou preocupação com os danos que as trilhas podem sofrer durante a época das chuvas e ressaltou a necessidade de um planeamento adequado por parte das instituições responsáveis para a reparação e manutenção dos caminhos vicinais.
Além das trilhas, a responsável afirmou que a questão dos resíduos sólidos é um ponto crítico na região e enfatizou a importância de campanhas de sensibilização e coleta de lixo para preservar a beleza da ilha, uma vez que o lixo pode afastar turistas.
“A Aguisa está a implementar um projecto para reparar 10 trilhas e instalar caixotes de lixo, buscando avançar nessa questão. Em Santo Antão, é essencial realizar um trabalho nas comunidades para sensibilizar sobre o lixo, a sua coleta e tratamento. Com a ajuda do Ministério do Turismo, esperamos dar um grande avanço nesta questão dos resíduos sólidos”, almejou.
Outrossim, Hetty Fortes afirmou que, actualmente, há uma grande procura por turismo de natureza e caminhadas em Santo Antão, mas também já existem ofertas diversificadas, como mountain bike, escalada e turismo cultural, com a expectativa de que essas opções continuem a crescer, permitindo explorar ainda mais a ilha.
Além disso, a presidente da Associação de Guias de Turismo Profissionais de Santo Antão destacou o interesse crescente pelo turismo judaico, devido aos cemitérios judaicos na região, e, neste sentido, a mesma fonte afirmou que acredita que desenvolver novos ramos do turismo é fundamental para atender às diversas demandas dos visitantes e elevar ainda mais o nome de da ilha no cenário turístico global.
Com o tema "Turismo e Paz", a Organização das Nações Unidas escolheu a Geórgia como anfitriã para a comemoração oficial do Dia Mundial do Turismo deste ano, colocando em evidência o papel das viagens e do turismo em prol da harmonia global.
Este ano, a comemoração da efeméride coincide com a Cimeira do Futuro, convocada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres. Trata-se de uma iniciativa que visa concretizar a assinatura do Pacto para o Futuro pela Assembleia Geral das Nações Unidas, documento que resulta de complexas negociações intergovernamentais e que tem por objetivo gerir e mitigar crises mundiais.
LFS/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar