Dia Mundial da Terra: Coordenador pede “urgência” na consciencialização ambiental visando a sua preservação 

Inicio | Ambiente
Dia Mundial da Terra: Coordenador pede “urgência” na consciencialização ambiental visando a sua preservação 
21/04/24 - 03:01 pm

Cidade da Praia 21 Abr (Inforpress) - O coordenador da Associação da Defesa do Património de Mértola (ADPM) pediu “urgência” na consciencialização ambiental visando a sua preservação, apelo feito no âmbito da celebração do Dia Mundial da Terra que se assinala na segunda-feira, 22.

Em declarações à Inforpress, o coordenador da ADPM, Hamilton Ary Lopes, considerou ue é preciso criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a terra.

A seu ver, um movimento ambiental global que busca diversificar, educar e activar a consciência ambiental é considerando neste caso “urgente, prioritário e um desafio”.

Como técnico de uma ONG que está focada na preservação dos recursos naturais, sublinhou que a preservação é importante, apesar de ser ainda muito pouco daquilo que o planeta precisa.

“Falando no contexto de Cabo Verde temos tido principalmente nos parques naturais, nas áreas protegidas muita perda de espécies endémicas, a perda da fertilidade dos solos e o aumento de zonas desérticas, em algumas ilhas por exemplo deparamos que o deserto está a ganhar mais espaço o que é também um factor bastante preocupante”, referiu o coordenador.

Para Hamilton Ary pouca diversidade leva à desertificação e pouca desertificação leva mais a perda da biodiversidade que é um dos recursos naturais, e, neste sentido, voltou a reforçar a necessidade de uma mudança de consciência para fazer face a este fenómeno.

Disse entender que o mundo está a avançar de forma “muito rápida” e as pessoas devem aprender mais sobre o funcionamento da natureza.

“Vivemos num planeta que nos sustenta, nos abriga e ao mesmo tempo não temos consciência disso e queremos usá-la, queremos o máximo tirar o proveito, entramos nessa de individualismo, pelo que não nos preocupamos com a nossa mãe terra e neste sentido cada acção pode traduzir em um erro”, declarou o coordenador, pois, sintetizou “cada acção feita pelo homem tem o seu impacto no planeta”.

A Associação de Defesa do Património de Mértola é uma ONG que trabalha em Cabo Verde há cerca de 20 anos.

O Dia Mundial da Terra, que se assinala na segunda-feira, 22, representa a luta em defesa do meio ambiente, promovendo a reflexão sobre a importância do planeta e o desenvolvimento de uma consciência ambiental.

OS/AA

Inforpress/Fim

Partilhar