Dia da Mulher Cabo-verdiana: PR destaca importância da mulher e chama atenção para situações que envergonham sociedade cabo-verdiana

Inicio | Sociedade
Dia da Mulher Cabo-verdiana: PR destaca importância da mulher e chama atenção para situações que envergonham sociedade cabo-verdiana
27/03/24 - 01:29 pm

Cidade da Praia, 27 Mar (Inforpress) – O Presidente da República enviou hoje uma mensagem de felicitação a todos as mulheres cabo-verdianas que, com determinação e resiliência, desempenham um papel crucial para o desenvolvimento das suas comunidades e do país.

Na sua mensagem, alusiva ao Dia Internacional da Mulher, que hoje se celebra, José Maria Neves começou por dizer que é uma “testemunha” da força da mulher cabo-verdiana e que em todas as ilhas identificam mulheres poderosas, que têm ajudado as suas comunidades e o país a crescer todos os dias.

Na mesma linha da sua intervenção, o Chefe de Estado enfatizou a necessidade urgente de equidade entre homens e mulheres, que são iguais em dignidade e direitos, e apontou uma série de situações e casos que têm acontecido na sociedade cabo-verdiana, que segundo o mesmo, são nódoas que envergonham o país.

“Avançamos muito, nos últimos anos, nos domínios da igualdade e equidade de género, mas os desafios são ainda enormes. Temos muito caminho pela frente nos domínios da educação, saúde, emprego e segurança social e só com mais crescimento económico e mais investimentos sociais poderemos combater, globalmente, a pobreza extrema, as desigualdades e a violência”, precisou.

Para José Maria Neves, a ambição é construir um país moderno, próspero, justo e inclusivo, com iguais oportunidades e rendimentos para homens e mulheres.

“Nessa luta de todos os dias, temos de ter consciência de que as mulheres são ainda as mais discriminadas, devendo as políticas públicas considerar o esforço necessário para que elas ganhem mais poder e força em todos os espaços políticos, económicos e sociais”, disse.

Segundo o Chefe de Estado, a maternidade e a paternidade irresponsáveis, a violência sexual contra menores e a violência com base no género são nódoas que envergonham sobremaneira a sociedade cabo-verdiana e que nos últimos dias os fenómenos de feminicídio têm chocado o país.

Neste sentido, defendeu que é necessário agir a montante no empoderamento das famílias, no reforço da educação, na pedagogia cidadã, lembrando que cada um estado, sociedade civil e cidadãos devem cumprir com as suas responsabilidades.

Entretanto reconheceu que os tempos de hoje são cruciais e difíceis e que é obrigação de cada um ser disruptivos em tudo o que faça e formar políticas públicas absolutamente inovadoras, porque só assim, estaremos à altura dos desafios do país, só assim criaremos as condições para uma sociedade mais justa e mais inclusiva, onde os homens e mulheres vivam com igual dignidade.

“A nossa luta é para que todos os dias sejam dias de homens e mulheres caminharem juntos nas desafiantes jornadas que estão à nossa frente, tempos futuros em que já não precisaremos de um dia para as mulheres, porque o ano todo será de todos, homens e mulheres, iguais e irmanados, na busca da felicidade”, concluiu.

AV/HF

Inforpress/Fim

Partilhar