
Cidade da Praia, 12 Nov (Inforpress) – A substituta da directora Nacional da Saúde, Yorleydis Rosabal, informou hoje que o Ministério está a preparar acções para reforçar a prevenção da diabetes, uma doença que preocupa e atinge 15 por cento (%) da população.
Yorleydis Rosabal fez esta afirmação à imprensa quando questionada sobre as acções a serem desenvolvidas para assinalar o Dia Mundial da Diabetes, a ter lugar a 14 de Novembro.
“É algo que nos preocupa porque está dentro das principais causas de mortalidade a nível nacional. Temos à volta de 15% da população com prevalência da diabetes a nível nacional, conforme os últimos dados do inquérito de doenças não transmissíveis realizado em 2021”, disse chamando a atenção para a necessidade de uma maior consciencialização sobre a doença.
Isso porque, segundo salientou, é essencial controlar a diabetes, prevenir suas complicações, prolongar e melhorar a qualidade de vida dos diabéticos, prosseguindo que o trabalho do sector da saúde tem sido no sentido de trabalhar junto das populações para as questões de prevenção.
“Temos um plano estratégico multissectorial integrado para doenças não transmissíveis que já está na fase final para sua validação, mais junto das estratégias que estão aqui abrangidas, podermos dar resposta a situações a nível nacional e reduzirmos o número de casos da prevalência”, acrescentou.
Questionada sobre qual o grupo etário com maior prevalência da diabetes, Yorleydis Rosabal afirmou que são “todas as idades”, mas com maior incidência nas pessoas com mais de 55 anos.
A fim de reduzir a prevalência da doença e permitir que as pessoas com diabetes tenham uma vida mais saudável e evitem complicações, a mesma fonte indica que devem procurar o diagnóstico precoce e de prevenção para fazer face às complicações relacionadas com a diabetes.
Neste caso, aponta como medidas de controle a adopção de um estilo de vida saudável, a questão da mudança de comportamento com a alimentação, exercício físico, redução de consumo de bebidas alcoólicas, alimentos ricos em gordura e açúcares.
O Dia Mundial da Diabetes é celebrado todos os anos em 14 de Novembro, no aniversário do Dr. Frederic Banting, co-descobridor da insulina, para aumentar a consciencialização sobre a doença.
PC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar