Dia Nacional da Cultura e das Comunidades celebra 20 anos com acto central em São Miguel

Inicio | Cultura
Dia Nacional da Cultura e das Comunidades celebra 20 anos com acto central em São Miguel
06/10/25 - 12:55 pm

Cidade da Praia, 06 Out (Inforpress) - O Dia Nacional da Cultura e das Comunidades deste ano celebra 20 anos com acto central em São Miguel, sob o lema “Cabo Verde, 50 anos de independência, séculos de cultura”, destacando a riqueza das expressões culturais cabo-verdianas.

As comemorações de 2025 assinalam os 20 anos da instituição do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, criado em 2005.

O Dia da Cultura e das Comunidades é celebrado em Cabo Verde a 18 de Outubro, em homenagem ao nascimento do seu patrono, o poeta Eugénio Tavares (1867). 

As informações foram avançadas hoje, em conferência de imprensa, pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga.

O governante sublinhou que, no ano em que o país comemora meio século de independência, é vital destacar que a cultura é anterior, tendo sido "construída ao longo de séculos de saberes, tradições e expressões" nascidas do povo e das comunidades, dentro e fora do arquipélago.

De Santo Antão à Brava, ilha natal do patrono desta data, Eugénio Tavares, a identidade nacional manifesta-se na morabeza, na música, na poesia, na oralidade, na pintura, na dança, no teatro, na moda e na escultura.

São Miguel, descrito pelo ministro como “berço de poetas, músicos e mestres da palavra e da tradição”, torna-se em 2025 o epicentro das celebrações, reflectindo o espírito de resistência, amor e esperança do povo cabo-verdiano.

“Neste 18 de Outubro evocamos a memória, reafirmamos o presente e projetamos o futuro da cultura nacional”, sublinhou Augusto Veiga, destacando a importância do diálogo entre tradição e modernidade.

As actividades comemorativas decorrem entre 13 e 28 deste mês, envolvendo todas as tuteladas do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.

O programa inclui formações, exposições, lançamentos e encerramentos de projectos, concertos em vários concelhos do país e várias outras actividades.

O acto central, a 18 de Outubro, contará com um desfile de grupos de tabanca de Santa Cruz, actuações de grupos locais e alunos do projecto Bolsa de Acesso à Cultura, além de discursos oficiais e uma palestra sobre literacia financeira para a classe artística, em parceria com um banco nacional.

O evento incluirá uma conversa com o artista MC Acondizê e actuações musicais com grupos de Santiago.

TC/CP

Inforpress/Fim

Partilhar