
Cidade da Praia, 04 Fev (Inforpress) – O Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) promove, na quinta-feira, 05, uma sessão de esclarecimento sobre a Segurança Social, dedicada aos profissionais da pesca, na zona de Achada Grande Trás, na cidade da Praia.
Segundo uma nota de imprensa do INPS, a iniciativa enquadra-se nas comemorações do Dia do Pescador, que se assinala anualmente a 05 de Fevereiro.
O encontro, que tem como parceiro a Associação de Pescadores e Peixeiras de Achada Grande Trás e São Tomé (APPAST), tem como objectivo reforçar os conhecimentos dos pescadores e peixeiras sobre os seus direitos e deveres no âmbito da protecção social, bem como incentivar a sua integração no sistema de Segurança Social.
O INPS informou ainda que esta acção se insere no programa de extensão da cobertura da instituição, visando o alargamento da adesão à Segurança Social, com especial incidência nos trabalhadores do sector informal, através de acções de proximidade, educação social e envolvimento comunitário.
Para assinalar também esta data, a Associação de Pescadores e Peixeiras de Achada Grande Trás e São Tomé vai realizar igualmente um almoço de confraternização, ateliês com vários temas ligados ao mar e momentos de reflexão sobre os desafios que afectam o sector das pescas, destinada aos pescadores e peixeiras, previsto para acontecer à tarde, na zona de Achada Grande Trás, na cidade da Praia.
Recorde-se que, desde o dia 31 de Janeiro, decorrem actividades comemorativas do Dia do Pescador, incluindo campanhas de limpeza na comunidade piscatória de São Tomé até à orla marítima, bem como actividades culturais e desportivas, ambas promovida pela APPAST.
O Dia do Pescador, recorde-se, foi instituído pela resolução do conselho de ministros nº 5/2003 de 24 de Julho, com vista a prestar um justo reconhecimento aos pescadores cabo-verdianos e homenagear a memória de todos aqueles que ao longo dos anos têm se dedicado à actividade da pesca.
Por outro lado, visa alertar a população para a necessidade de maior valorização da actividade da pesca e incentivar as comunidades piscatórias a participar e usufruir do processo de desenvolvimento nacional.
DG/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar