Assomada, 02 Out (Inforpress) – Os deputados do MpD em Santiago Norte destacaram hoje, em visita a Santa Catarina, “avanços” na Educação com a implementação do PCFR e actualização salarial dos professores, além da “melhoria significativa” no abastecimento de água para as populações locais.
Em declarações à imprensa, a deputada Isa Miranda explicou que a equipa esteve reunida com o delegado do Ministério da Educação para avaliar o arranque do ano lectivo 2025/2026.
Segundo a parlamentar, o encontro permitiu uma análise abrangente da situação educativa em Santiago Norte, marcada pela estabilidade no arranque do ano lectivo, mas também por desafios como a redução do número de alunos e a gestão partilhada do pré-escolar entre o Ministério da Educação e as câmaras municipais.
“Apesar de alguns constrangimentos, os professores manifestam satisfação com os ganhos alcançados, sobretudo com a implementação do PCFR, que representou um acto de justiça e reconhecimento da classe”, destacou Isa Miranda.
No sector da água, os deputados reuniram-se com a direcção da Águas de Santiago (AdS), onde foram informados sobre “avanços significativos” na disponibilidade do recurso entre 2021 e 2025, passando de 77 para 88 litros de água por habitante/dia em Santa Catarina, reforçando que em alguns concelhos, a média já ultrapassa os 100 litros.
Apesar destes progressos, a deputada referiu a necessidade de enfrentar desafios persistentes, como as perdas comerciais no sistema e a ausência de investimentos por parte das câmaras municipais, que “não têm cumprido cabalmente com as suas responsabilidades”.
Entre os investimentos em curso, Isa Miranda destacou o projecto Niasa, avaliado em 243 mil contos, dos quais 128 mil serão aplicados em Santiago Norte, contemplando reperfuração de furos, abertura de novos pontos de captação e melhoria das redes de distribuição.
“Acreditamos que até o final de 2025 a situação do abastecimento de água em Santiago Norte registará uma mudança radical para melhor”, assegurou a deputada.
MC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar