Cidade da Praia, 08 Out (Inforpress) - O Projecto Kapelona do bairro de Achada Santo António, na Praia, promoveu hoje uma campanha de sensibilização porta a porta contra a dengue neste bairro.
A gestora deste projecto, Leonor Cabral, disse à Inforpress que esta campanha, sob o lema " Txada Unidu Kontra Mosquito", tem como objectivo principal despertar as pessoas para essa luta e sensibiliza-las para o perigo da doença.
Acrescentou que esta campanha visa também localizar alguns focos nos pardieiros que estão com lixos e depois alertar as autoridades competentes para a necessidade de assumirem as suas responsabilidades, nomeadamente na demolição de casas em ruinas contactar os seus proprietários.
Esta iniciativa contou com quase cinquenta voluntários entre os quais os idosos.
Durante esta campanha afirmou ter constatado que "não há falta" de informações sobre esta doença e que as pessoas estão a fazer limpeza das suas casas e arredores.
Por outro lado, afirmou que é preciso actuações das entidades competentes nos diversos focos que provocam a proliferação de mosquitos encontrados durante esta campanha que aconteceu na Rua Capela e na última rua do bairro Brasil.
De entre os focos encontrados destacou as casas abandonadas e pardieiros que com a chegada das chuvas podem proliferar mosquitos.
A mesma fonte chamou também a atenção das autoridades competentes sobre a recolha dos lixos nas comunidades, que segundo afirmou constituem uma das reclamações das pessoas durante esta campanha.
Disse que muitos afirmam que fazem a sua parte, mas, por outro lado, os lixos estão a ficar acumulados nos contentores.
Neste sentido, apelou à intervenção urgente das entidades competentes na eliminação desses focos encontrados e na recolha dos lixos.
Nesta quarta-feira, 09, avançou que vão dar a continuidade dos trabalhos para a zona de Achada Riba, Di nôs, Meio de Achada, Kelém , entre outras zonas que fazem parte deste bairro, contando com a colaboração de todos.
Esta iniciativa acontece em parceria com a Associação Movidoso, Paroquia de Nossa Senhora do Socorro e INSP.
" Projetu kapelona” foi criado em Agosto de 2022, com o objectivo de trazer uma certa dinâmica à comunidade de Achada Santo António, resgatando os velhos bons costumes de morabeza, apoiando os idosos, jovens e crianças, com uma vivência saudável e de paz. Trabalha em quatro vertentes, social, cultural, religiosa e ambiental.
DG/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar