Mindelo, 31 Jan (Inforpress) - Cabo Verde marca presença 37ª Feira Internacional de Artesanato (Surajkund International Craft Mela, em inglês) de quinta-feira, 01 de Fevereiro, até 16, no distrito de Surajkund Faridabad Haryana, Délhi, na Índia, anunciou o Ministério da Cultura.
De acordo com a mesma fonte, Cabo Verde participa com uma delegação formada por 12 artistas, chefiada por um representante do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, o director artístico da Direção Geral das Artes e das Indústrias Criativas, Mano Preto.
Conforme o Ministério da Cultura, trata-se de uma feira, criada em 1987, considerada “a mais célebre feira internacional de artesanato da Índia”, organizada em Surajkund, Haryana, Nova Deli, pelo Departamento de Turismo de Haryana.
Fazem parte da delegação quatro artesãos, sendo dois de Santiago, um do Maio e um de São Vicente, cinco músicos, um estilista e dois bailarinos.
“Os participantes deste ano são António Garcia, Billy Wilson, João Ramos e Zeferino dos Reis de Pina (artesanato), Atanásio Gonçalves, Ezequiel Vaz, Zuleika Carvalho, Jorge Matias e Hélio Batalha (música), Ghislene Alves (estilista), Rosy Timas e Luís Vieira (bailarinos)”, informou a entidade governamental.
Refere ainda que a Feira Internacional de Artesanato mostra “a riqueza e a diversidade do artesanato, dos teares manuais e do tecido cultural da Índia”, os artesãos “qualificados de todo o País exibem a rica tradição artesanal da Índia” e convida, também, artistas estrangeiros para esta “plataforma de exposição da arte”.
CD/AA
Inforpress/Fim
Partilhar