Delegacia de Saúde do Maio garante “combate contínuo” aos mosquitos na ilha

Inicio | Ambiente
Delegacia de Saúde do Maio garante “combate contínuo” aos mosquitos na ilha
27/08/25 - 01:37 pm

Porto Inglês, 27 Ago (Inforpress) – O delegado de Saúde do Maio, Elton Cruz, garantiu hoje que a delegacia tem dado um “combate contínuo” aos mosquitos na ilha, de forma a prevenir doenças transmitidas por vectores, depois das chuvas.

Em declarações à Inforpress, Elton Cruz avançou que a luta antivectorial foi intensificada antes das primeiras chuvas, com ações preventivas em todas as zonas com possíveis focos de mosquitos.

A Delegacia de Saúde do Maio já tem todos os focos identificados na ilha, com destaque para as salinas de Porto Inglês e a zona de Ponta Preta, que são alvos de vistoria e pulverização a cada três dias.

Segundo o delegado de Saúde, as ações acontecem por toda a ilha, através de um plano antivectorial elaborado e que foi intensificado com as últimas chuvas.

“O combate aos mosquitos é contínuo e acontece todos os dias. Os agentes continuam no terreno com ações em pelo menos duas zonas por dia, eliminando focos de mosquitos através da pulverização das áreas de risco”, garantiu Elton Cruz.

No entanto, segundo a mesma fonte, a delegacia precisa de mais agentes antivectoriais e de mais materiais, como bombas motorizadas, para facilitar a pulverização e abranger mais zonas.

Com as últimas chuvas, e a existência de água parada, houve um aumento de mosquitos na ilha que, segundo Elton Cruz, tem sido combatido, garantindo que o mosquito em circulação não é o transmissor da dengue.

Os mosquitos estão presentes muitas vezes nas residências, principalmente nos bidões, pelo que o delegado de Saúde apelou à população para eliminar focos de mosquitos em casa, tampar os bidões, higienizar vasos de plantas e evitar água parada.

RL/AA

Inforpress/Fim

 

Partilhar