Delegacia de Saúde da Brava realiza feira de saúde na localidade da Furna (c/áudio)

Inicio | Sociedade
Delegacia de Saúde da Brava realiza feira de saúde na localidade da Furna (c/áudio)
08/12/24 - 07:38 pm

Furna, 08 Dez (Inforpress) - A Delegacia de saúde da Brava realizou hoje, na localidade da Furna, uma feira de saúde que teve como objectivo consciencializar a população sobre o vírus do HIV.

Em declarações à Inforpress, a enfermeira responsável, Patrícia Recheado salientou que o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA é celebrado anualmente no dia 1 de Dezembro, por isso a ideia é aproveitar o mês para fazer inúmeras actividades para lembrar os jovens sobre a importância da prevenção desta doença.

Conforme avançou a mesma fonte, a campanha deste ano tem como lema “Proteger a saúde, proteger os direitos humanos: Sigamos o caminho dos direitos” e, por isso, mesmo que uma pessoa tenha contraído o vírus, ela tem o mesmo direito que qualquer ser humano que não possui o vírus.

“Mas hoje, nesta feira viemos fazer o despiste do HIV e Sífilis, ensinar a fazer o uso correcto dos preservativos, quer seja masculino ou feminino, vamos distribuir lacinhos vermelhos que simbolizam a luta contra a Sida e, por conseguinte, falar das outras doenças sexualmente transmissíveis”, disse.

Até ao momento, a enfermeira informou que a adesão na sua maioria é de pessoas de 30 a 68 anos de idade, considerando que os mais jovens não querem participar neste tipo de feira, tendo em conta que ainda existem preconceitos em relação a este assunto.

“Penso que é por causa disto que está a haver pouca participação dos jovens nesta actividade, mas isto é uma coisa que temos que trabalhar mais, no sentido de mostrar-lhes que nas feiras podem aprender diversos tipos de assuntos convenientes”, sublinhou.

Patrícia Recheado finalizou, informando que na feira de saúde estão a fazer despiste de Sífilis que é VDRL e que também já foram encontrados dois casos de HIV, um masculino e outro feminino.

O Dia Mundial de Luta Contra a SIDA é celebrado anualmente no dia 1 de Dezembro. 

A data foi criada em 1988, por iniciativa de James Bunn e Thomas Netter, oficiais da Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objectivo de conscientizar o mundo sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) e a necessidade de prevenção e precaução contra o vírus do HIV.

DM/ZS

Inforpress/Fim           

Partilhar