Cidade da Praia, 10 Mai (Inforpress) – A delegada do Ministério da Educação da Ribeira Grande de Santiago realçou hoje a importância da prática desportiva no convívio saudável e união entre os alunos, ao intervir na abertura da 8.ª edição dos jogos escolares.
Ernestina Rocha fez estas considerações no âmbito deste evento, que aconteceu hoje na Ribeira Grande de Santiago, com participação de cerca de 120 alunos do 5.º e 6.º ano, representando os quatro agrupamentos escolares do concelho.
Um evento que, segundo sublinhou, se tornou tradição e visa fortalecer os laços de amizade, cultivar o espírito desportivo e incentivar uma participação activa, responsável e respeitosa numa competição.
“Este evento traz este ano um enfoque especial”, disse, referindo-se à declaração do ano 2024 pelo Governo de Cabo Verde como o ano da saúde mental.
Explicou que é inspirado por este compromisso que os jogos escolares deste ano realizam-se sob o lema: “No jogo da vida, a saúde mental é a maior vitória”, pretendendo com isso chamar atenção para o cuidado com o bem-estar emocional e psicológico, como parte essencial do crescimento e da aprendizagem.
“Promover a autoestima, a confiança e o convívio saudável é investir no futuro dos nossos jovens”, afirmou, agradecendo a dedicação dos parceiros e da direcção dos quatro agrupamentos pela organização do evento.
Por seu lado, o vereador da Educação da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Adelcides Rodrigues, em nome da autarquia reforçou o impacto positivo desses jogos na vida escolar dos alunos.
“Promovem hábitos saudáveis, beneficiam a saúde física e mental, reforçam competências sociais, como respeito, responsabilidade e trabalho em equipa, e favorecem o sucesso académico.
Reconhecendo estes benefícios, revelou que a autarquia está actualmente a estruturar uma agenda específica para o reforço do desporto no município, e para tal, quer contar com o envolvimento de todos, tanto a nível local como a nível central.
Ainda, apelou os alunos a participarem com entusiasmo e que levem para a vida os valores que o desporto proporciona, como a união, espírito de equipa e superação pessoal.
Ao presidir ao evento, o administrador do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), Anildo Santos, dirigiu palavras de encorajamento e reflexão aos participantes, afirmando que competições são fundamentais, mas que mais importante do que competir, é fortalecer os laços de amizade e o espírito de "fair play".
"Nós queremos formar atletas competitivos, mas antes de tudo, queremos formar campeões na vida e na cidadania”, disse, realçando a importância do desporto na vida dos estudantes.
ET/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar