Praia, 30 Jul (Inforpress) – O secretário-geral da JpD defendeu hoje que debater o Estado da Nação, cujo sucesso e protagonismo é a juventude que sonha com um país de primeiro mundo e cheia de potencialidades, é falar de oportunidades e esperança.
Líver Gomes, que falava em conferência de imprensa, na cidade da Praia, sobre o Estado da Nação a ser debatido esta quarta-feira no parlamento, realçou que a JpD discutiu e avaliou os desafios e as conquistas do país, sobretudo, no que diz respeito à juventude.
“Enfrentamos o desafio da profissionalização do desporto e de aumentar o seu peso no PIB nacional. Temos ainda desafios por superar na área da Educação, para que os nossos jovens estejam cada vez mais preparados para competir no cenário internacional com jovens de outras nacionalidades”, disse, afirmando que o país deve ser cada vez mais atractivo para poder reter os seus talentos.
Apesar disso, sublinhou a existência de desafios na área do emprego, da formação profissional e na qualidade de vida da juventude, que considerou “ambiciosa e exigente”.
Referiu ainda, na sua comunicação, na existência de desafios que têm a ver com greves ameaçados por diversas classes profissionais, transporte e o sector da Saúde, mas admite ser inegável que o Governo liderado por Ulisses Correia e Silva, apoiado pelo MpD, tem colocado a juventude no epicentro das políticas públicas.
Segundo aquele responsável, a formação profissional mereceu, desde o início, toda a atenção do Governo. De 2016 até agora, mais de 68 mil jovens foram formados e 70% dos formados inseriram-se directamente no mercado de trabalho nacional”, sublinhou, avançando os últimos dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística que indicam uma taxa de 10,3% na redução do desemprego.
Quanto ao sector da Educação, avançou que foi marcado por greves de professores e pelo congelamento das notas dos alunos, pelo que considerou imperativo que o Governo deve continuar reforçando o diálogo consciente com os professores para evitar prejudicar o desempenho escolar dos alunos.
“O Governo está a trabalhar para resolver as reivindicações dos professores e implementar melhorias salariais e outras medidas de apoio à carreira docente dentro de um quadro possível e legal. É nossa ambição ter uma Educação de excelência, que potenciem e motivem um sector educacional cada vez mais bem qualificado e ambicioso”, reforçou, salientando que no país nunca se financiou tanto o sector do Desporto a não ser com o Governo do MpD.
Assim, exortou o Governo a continuar a trabalhar para criar condições que garantam mais emprego para os jovens desempregados e a manter firme a diversificação das ofertas formativas.
“Queremos a continuidade e o reforço do investimento no desporto. De igual modo, queremos a continuidade da redução das assimetrias regionais. Queremos que a nossa juventude continue no centro de todas as atenções”, concluiu realçando medidas do Governo para a juventude como o Banco Jovem e Mulher, o programa Impulsiona, a promoção de Start Challenge+, entre outras áreas.
PC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar