CVMA: Coxipó e Batuque são novas categorias no certame que homenageia o cinquentenário da Independência

Inicio | Cultura
CVMA: Coxipó e Batuque são novas categorias no certame que homenageia o cinquentenário da Independência
22/04/25 - 08:30 pm

Cidade da Praia, 22 Abr (Inforpress) – A directora de Comunicação dos Cabo Verde Music Awards (CVMA) 2025 revelou hoje que o certame conta duas categorias novas – Cotxipó e Batuque do ano – na homenagem ao cinquentenário de independência de Cabo Verde.

Segundo Soraia de Deus, o CVMA deste ano tem como lema “o Cinquentenário da Independência de Cabo Verde”, com o argumento que a música teve um papel “importante” no processo de Independência do País.

“A música é tão ligada ao processo de independência e teve um papel tão, tão, tão importante no processo de independência que deixar a premiação da música fora desta celebração não faria qualquer sentido”, disse a directora acrescentando que é possível “abordar uma série de artistas que tiveram esse papel muito importante na independência de Cabo Verde”, disse.

Soraia de Deus informou ainda que 14ª gala vai contar com um convidado “especial”, o artista português Paulo de Carvalho, com 60 anos de carreira, um convidado que, segundo afirmou, “dispensa” apresentações.

“Ter o Paulo de Carvalho entre nós, para se associar aos 50 anos da independência de Cabo Verde, ele que teve um papel tão importante também no 25 de Abril em Portugal, sendo uma voz activa contra o fascismo, muito apologista da independência das colónias e da igualdade entre os povos, é ter esse símbolo, não só de música gigante, mas também de humanismo, de humanidade, com todo esse conteúdo, com toda essa história que ele transporta e tê-lo aqui vai ser maravilhoso”, salientou.

A directora de comunicação adiantou ainda que o CVMA está orçado em cerca de 25 mil contos, e tudo já está a posto para o evento.

“Estamos à volta dos 25 mil contos. As peças do lego já estão todas em cima da mesa, agora é só montar, fazer essa montagem e até criarmos aquela coisa bonita que acontece no dia 07 de Junho”, completou.

A 14ª gala dos CVMA vai contar com 34 artistas nomeados, 30 vão estar presentes na gala, 80 por cento (%) dos artistas vêm do estrangeiro.

De acordo com aquela responsável a organização tem estado a estabelecer parcerias “profícuas” com instituições e outras entidades como a Sociedade Portuguesa de Autores, com os Prémios Play e Prémios da Música Portuguesa.

Soraia de Deus informou que as votações assim como os bilhetes já se encontram disponíveis no site oficial do CVMA.

Criado em 2011, o evento “tem promovido e enaltecido a música de Cabo Verde, servindo como plataforma de visibilidade e reconhecimento para os artistas dentro e fora do país”.

A 14ª Gala CVMA acontece no dia 07 de Junho, no Porto da Praia, e irá celebrar os 50 anos da Independência de Cabo Verde.

KR/SR//HF

Inforpress/Fim

Partilhar