Conselho Superior de Defesa Nacional aprova instrumentos de planeamento estratégico do país

Inicio | Política
Conselho Superior de Defesa Nacional aprova instrumentos de planeamento estratégico do país
26/03/24 - 06:24 pm

Cidade da Praia, 26 Mar (Inforpress) - O Conselho Superior de Defesa Nacional (CSDN) aprovou hoje as Grandes Opções do Conceito Estratégico da Defesa Nacional e o Conceito Estratégico da Defesa Nacional, dois importantes instrumentos de planeamento estratégico do país, informou a Presidência da República.

As respectivas deliberações aconteceram na nona sessão ordinária do CSDN, que reuniu-se esta terça-feira no Palácio da Presidência para analisar e deliberar sobre esses instrumentos de planeamento estratégico do país.

"Após ampla análise e discussão, com proposta concreta de melhoria dos dois instrumentos de planeamento, o conselho deliberou, por unanimidade, emitir parecer favorável quanto à aprovação na globalidade das Grandes Opções do Conceito Estratégico. De realçar ainda que o Conceito Estratégico da Defesa Nacional mereceu também apreciação positiva do CSDN", refere um comunicado.

O CSDN é presidido pelo Presidente da República, que goza de voto de qualidade, e tem na sua composição o primeiro-ministro, o vice-primeiro-ministro e os membros do Governo titulares das pastas da Defesa Nacional, dos Negócios Estrangeiros, da Administração Interna, dos Transportes, das Comunicações e das Finanças.

O conselho é ainda composto por três deputados nacionais, eleitos por maioria de dois terços dos deputados, do chefe e vice-chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, podendo, ainda, ser convidado quaisquer personalidades para participar, por iniciativa do Presidente do conselho ou mediante proposta de qualquer um dos membros.

Conforme o regimento do CSDN, de 03 de Novembro de 2020, no seu artigo 7º, compete a este órgão pronunciar-se sobre a Política de Defesa Nacional, as grandes opções do Conceito Estratégico de Defesa Nacional, bem como a especificação das missões das Forças Armadas e os sistemas de forças, entre outros.

OM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar