Congresso Internacional de Quadros Cabo-verdianos promove diálogo entre a diáspora e o país

Inicio | Sociedade
Congresso Internacional de Quadros Cabo-verdianos promove diálogo entre a diáspora e o país
08/10/25 - 02:38 pm

Cidade da Praia, 08 Out (Inforpress) –  A cidade da Praia acolhe, de 15 a 18 deste mês, um Congresso Internacional de Quadros Cabo-verdianos para promover um diálogo entre os quadros da diáspora e os residentes visando a integração plena da diáspora no desenvolvimento nacional.

Promovido pela Organização Internacional de Quadros em parceria com o Governo, através do Ministério das Comunidades, o evento realiza-se no âmbito das celebrações dos 50 anos da independência de Cabo Verde celebrado este ano.

Em declarações à Inforpress, a presidente da Organização Internacional de Quadros, Maria Silva explicou, que durante quatro dias, o congresso reunirá quadros cabo-verdianos provenientes de cerca de 25 países, num espaço de reflexão, partilha de experiências e debate sobre o contributo da diáspora para o progresso do país.

Sob o lema “Um diálogo entre o país e a diáspora”, a iniciativa abordará temas centrais como "Diáspora cabo-verdiana – cultura e identidade: Sua expressão no mundo", "Diáspora, economia investimentos e desenvolvimento: Que modelo de integração da diáspora no desenvolvimento sustentável de Cabo Verde?" e os "Desafios actuais do sector da Saúde”

Explicou que a saúde será um dos temas centrais do encontro, por ser “um dos sectores mais frágeis do país”, o congresso contará com a presença de profissionais cabo-verdianos de 25 países, incluindo os Estados Unidos da América, Brasil, Portugal e vários países africanos como o Senegal.

Maria Silva destacou que este será um momento de grande importância, não apenas para valorizar o papel dos quadros no exterior, mas também para identificar barreiras que dificultam a sua integração e participação efectiva na vida nacional.

“É utópico pensar um desenvolvimento de Cabo Verde sem que haja um pleno envolvimento da diáspora, mas a diáspora por si só nunca poderá fazer algo de importante se não houver esta sinergia, este alinhamento com os quadros que vivem quotidianamente em Cabo Verde”, apontou.

Realçou que o encontro será “um pontapé de saída para um diálogo estruturado entre Cabo Verde e a sua diáspora”, reconhecendo que ainda há muitos desafios e barreiras que dificultam a plena integração dos quadros cabo-verdianos no país.

“Há exemplos de profissionais que já tentaram ingressar a nível académico, a nível da saúde, a vários níveis, trabalhar em Cabo Verde e nem sempre o resultado tem sido de sucesso”, observou.

Para a responsável, o diálogo entre os quadros residentes e os da diáspora é fundamental para a construção de um Cabo Verde mais desenvolvido, equilibrado e inclusivo.

Para Maria Silva, a ideia é ter um Cabo Verde com menos desigualdades e mais sinergias, construído através do trabalho conjunto entre quem vive fora e quem reside no país.

A presidente referiu ainda que o congresso culminará, no Dia da Cultura e das Comunidades, 18 de Outubro, com uma gala de encerramento, que incluirá homenagens e entrega de prémios a personalidades que se destacaram pelo contributo à ligação entre Cabo Verde e a sua diáspora.

O evento será realizado em formato híbrido, permitindo a participação online de cabo-verdianos residentes no estrangeiro e de interessados em todo o território nacional.

Criada em 2019 por um grupo de profissionais da diáspora, a Organização Internacional de Quadros tem como missão fortalecer as ligações entre os quadros cabo-verdianos espalhados pelo mundo e promover a cooperação com o país na construção de um Cabo Verde mais desenvolvido, inclusivo e sustentável.

AV/HF

Inforpress/Fim

Partilhar