
Cidade da Praia, 08 Set (Inforpress) - A colecção “Stória pa Mininus” lançou 10 livros bilíngues em Kriolu e Português, numa iniciativa destinada a facilitar o contacto das crianças com a língua materna e reforçar a ligação às raízes culturais cabo-verdianas.
O projecto, concebido pela tradutora Karolina Abramowicz, apresenta contos infantis universais na variante do crioulo de Santiago em paralelo com o português.
Segundo informação enviada à Inforpress, a nova edição assume relevância estratégica para as comunidades cabo-verdianas na diáspora, ajudando as crianças residentes no estrangeiro a manterem ligação com as suas raízes, sobretudo as cnascidas em Portugal.
A colecção inclui clássicos como “Sinderela”, Rapunzel, Prinseza y Ervilha, Patinhu Feiu, Kapuxinhu Burmedju, Gatu di Bota, Djon ku Maria, Djon y Fixon Májiku, Branka di Nevi e Tres Porkinhu.
Lançado em 2023, o projecto tem como objectivo levar literatura infantil em crioulo cabo-verdiano, variante de Santiago, aos jovens leitores.
Para além das 10 histórias internacionalmente conhecidas, Karolina Abramowicz adaptou ainda uma selecção de histórias polacas para integrar a colecção.
No mesmo ano, foram impressos 3.445 livros e livros para colorir, distribuídos por 206 instituições em Cabo Verde, Portugal e Estados Unidos.
Ainda em 2025, o projecto passou também a disponibilizar novos formatos, incluindo audiolivros narrados por mulheres cabo-verdianas, vídeos que combinam narração e imagem e vídeos em língua gestual, com o propósito de tornar as histórias mais inclusivas e acessíveis.
Os recursos digitais da colecção estão disponíveis gratuitamente online.
KF/CP
Inforpress/Fim
Partilhar