
Cidade da Praia, 20 Nov (Inforpress) – O coach de executivos e vice-presidente da “Workplace Welbeing” Cabo Verde, Abdel Camará, realçou hoje que a implementação de estratégias de bem-estar laboral é fundamental para uma maior produtividade e rentabilidade a vários níveis numa organização.
Abdel Camará, que fez estas considerações na abertura da terceira edição do Workplace Wellbeing Cabo Verde Summit 2025 sob o lema “cuidar de quem cuida”, disse que essa acção não só permite as empresas "mais produtivas e melhores", mas também permite criar uma sociedade “muito mais consciente e coesa”.
Para o também “mentor de negócios”, para promover este bem-estar laboral é preciso que as pessoas estejam no centro de qualquer organização ou empresa, considerando que esta estratégia traz um conjunto de benefícios para uma determinada empresa tanto no aumento do desempenho Individual e de equipa como na melhoria do clima organizacional.
“Não é só a questão de estar bem, é uma questão de, se eu quero que a minha empresa tenha uma maior rentabilidade e produtividade a vários níveis, eu tenho de ter consciência que as pessoas é que vão fazer isso”, explicou o coach de executivos.
O mesmo enfatiza a importância da saúde mental para o desempenho máximo dos colaboradores e a necessidade de incluir esse tema na agenda corporativa.
No seu entender, há a necessidade de os executivos olharem para o bem-estar e a saúde mental nas organizações com "mais seriedade".
Abdel Camará adiantou que, no futuro, a ideia é criar iniciativas que premeiem as empresas que já estão a promover o bem-estar, saúde mental, liderança humanizada nas organizações, e ainda trazer esses temas a todas as organizações e empresas do país.
Este evento que foi promovido pela DS Consulting, entidade promotora do Workplace Wellbeing Cabo Verde, decorre de hoje até sexta-feira, 21, no Tech Park, e reúne especialistas nacionais e internacionais para discutir práticas inovadoras de bem-estar organizacional, saúde mental, liderança humanizada e estratégias sustentáveis para fortalecer a qualidade de vida no trabalho em Cabo Verde.
O evento tem enfoque nos profissionais que diariamente assumem funções de grande responsabilidade e exigência emocional, como líderes sociais e organizacionais, profissionais de saúde, forças policiais, docentes e cuidadores sociais.
Workplace Wellbeing Cabo Verde é uma iniciativa de referência, que tem vindo a afirmar-se como plataforma nacional de promoção da saúde mental e do bem-estar no ambiente laboral, reunindo, nas suas edições anteriores, representantes do Governo, instituições públicas e privadas, bem como especialistas nacionais e internacionais.
DG/HF
Inforpress/Fim
Partilhar