Câmara da Boa Vista inaugura comemorações do centenário de Cabral com exposição “Obra de Amílcar Cabral”

Inicio | Cultura
Câmara da Boa Vista inaugura comemorações do centenário de Cabral com exposição “Obra de Amílcar Cabral”
12/09/24 - 09:17 pm

Sal Rei, 12 Set (Inforpress) – A Câmara Municipal de Boa Vista abriu hoje, no Centro de Artes e Cultura (CAC), as actividades oficiais da comemoração do centenário de Amílcar Cabral com uma exposição intitulada “Obra de Amílcar Cabral”

A exposição de quadros, livros e fotos de vários artistas que retratam a vida e obra de Cabral, segundo a vereadora da Cultura, Nadia Santos, tem o objectivo de mostrar aos boa-vistenses, principalmente aos jovens, um pouco do homem que Cabral foi e vai estar patente até o dia 30 de Setembro.

Segundo a vereadora, a autarquia não podia ficar de fora dessa “grande comemoração” que tem vindo a acontecer há já algum tempo, pelo que definiram 12 de Setembro como a data do arranque das atividades oficiais.

Após a abertura da exposição foi projectado no Auditório Luís Rendal o documentário “Vida e obra de Amílcar Cabral”, com participação de figuras guineenses e cabo-verdianas como Pedro Pires, e, a seguir debate entre os presentes que foi moderado pela filha do ex-combatente João Pereira da Silva, Marina Pereira.

Um documentário que Nadia Santos classificou de “muito educativo” por falar do percurso de Amílcar Cabral e que também permitiu ver que há um consenso de que está a faltar na educação passar mensagem e transmitir mais quem foi Cabral, o seu papel e importância na sociedade cabo-verdiana.

Para a mesma “é fundamental envolver a escola” nesse processo e é por isso que a partir do dia 16 vão levar o programa à Escola Secundária de Boa Vista para roda de conversa com os alunos.

Haverá mais uma conversa aberta no dia 19 de Setembro no CAC em que outras personalidades vão debruçar sobre o pensamento de Amílcar Cabral.

Nadia Santos afirmou que o desafio é levar mais jovens ao auditório para debater e incutir o legado de Cabral.

Sendo Cabral um homem de cultura e de poesia, conforme disse a vereadora, também vão ter um momento de poesia e morna, já que Setembro também é o mês municipal da morna.

Na semana da morna, indicou, será incluída a poesia de Cabral e vai haver um recital no Museu dos Náufragos, no dia 26.

As actividades do primeiro dia de comemoração do centenário do nascimento de Amílcar Cabral terminaram com actuações de músicos da ilha, enquanto que as atividades da programação terminam no dia 28 de Setembro com o campeonato de basquetebol Amílcar Cabral.

Nascido a 12 de Setembro de 1924, em Bafatá, na Guiné-Bissau, Amílcar Cabral, filho de pais cabo-verdianos, foi o principal arquiteto do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), em 1956, que organizou e liderou as frentes de combate contra o regime colonial português. No entanto, a sua visão ia além de suas nações.

O centenário de Amílcar Cabral está a ser celebrado com diversas actividades em todo o mundo, incluindo simpósios e homenagens, exposições, debates e cerimônias com a participação activa da sociedade civil e de associações.

MGL/AA

Inforpress/Fim

Partilhar