
Cidade da Praia, 19 Jan (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia, a Associação Impact CV e a empresa Águas de Santiago (AdS) assinaram hoje um protocolo de parceria tripartido para o reforço do abastecimento de água na localidade de Alto da Glória.
O projecto “Água agora: transformando vidas” foi financiado pela Communauté d’Agglomération de Hénin-Carvin e da Agence de l’Eau Artois-Picardie, instituições francesas de cooperação internacional que apoiam iniciativas de desenvolvimento local e inclusão social.
Na ocasião, o vereador da Educação, Formação Profissional, Desenvolvimento Humano e Serviços Desconcentrados da câmara municipal, Ricardo Fidalgo, realçou a importância da iniciativa para uma comunidade situada numa zona periférica da cidade da Praia, destacando que o problema da água continua a ser um dos principais desafios de Cabo Verde.
“É um dia muito importante para a população de Alto da Glória, porque a questão da água é um problema grande em Cabo Verde”, avançou, acrescentando que o acesso à água contribui directamente para a melhoria da qualidade de vida e para o combate à insegurança alimentar.
O vereador recordou ainda que a edilidade já realizou o mesmo projecto nas zonas de Calabaceira e São Pedro Latada, garantindo que a autarquia continuará a trabalhar para alargar a rede de água a outros bairros, com ligações domiciliárias.
Por sua vez, a presidente do conselho de administração da AdS, Eurídice Costa, explicou que o protocolo agora assinado vem consolidar um projecto iniciado há cerca de três anos em Alto da Glória, permitindo beneficiar directamente cerca de 200 famílias.
Segundo a responsável, a AdS tem vindo a realizar ligações domiciliárias não só para as famílias abrangidas inicialmente pelo projecto, mas também para outras que ficaram de fora, garantindo o acesso progressivo à água.
“Temos estado todos os dias a fazer ligações para dar acesso à água às pessoas e também enaltecemos a colaboração da câmara municipal e de todas as instituições que trabalham connosco”, reforçou, completando que o objectivo é aproximar a comunidade.
A presidente da Associação Impact CV, Vladmir Borges, recordou que no ano de 2025, a organização inaugurou vários projectos, considerando que os resultados demonstram que “o trabalho está a andar”.
O dirigente enalteceu ainda que o desafio do acesso à água não se limita à cidade da Praia, mas se estende a outras ilhas, garantindo o compromisso da associação da diáspora, com sede em França, em continuar a apoiar projectos do género.
LT/AA
Inforpress/Fim
Partilhar