Cidade da Praia, 07 Mar (Inforpress) – Cinco projectos cabo-verdianos foram selecionados para receber financiamento em cerca de 3.000 euros (330 mil escudos), no âmbito da candidatura ao Fundo de Apoio a Pequenos Projectos (FAPP-IIL) 2025.
O concurso aberto através do FAPP destinava-se a organizações da sociedade civil e escolas do ensino básico e secundário nos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com prioridade para os países africanos de língua oficial portuguesa e Timor-Leste.
Do total foram selecionados 12 projectos, sendo cinco de Cabo Verde, quatro de Moçambique, um de Portugal, um de São Tomé e Príncipe e um de Timor Leste.
Dos projectos selecionados no arquipélago estão “Sementes Literárias”, da Associação Projecto Escola de Vida, “Final do Concurso Nacional de Leitura”, do Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde, “Djunco Djuntu, Transformando Vidas”, da Associação para o Desenvolvimento de Fonte Lima.
Ainda, foram selecionados os projectos “A Par da Língua”, submetido pela Estação Emissora de São Vicente – Rádio Morabeza, e “Literatura e dramaturgia a partir da peça teatral Cabral, a Última Lua do Homem Grande”, da Sikinada Companhia de Teatro.
Conforme o regulamento do concurso, aberto em Janeiro, os projectos seriam avaliados com base no impacto, público-alvo, alinhamento com os objetivos do IILP e localização, sendo conferida prioridade a entidades que nunca receberam apoio do programa.
Com um apoio máximo de 3.000 euros (330 mil escudos cabo-verdianos) por projecto, o IILP pretende incentivar com isso, iniciativas que valorizem a língua portuguesa, fortalecendo a sua presença em diferentes contextos e aproximando a instituição das comunidades de prática.
ET/AA
Inforpress/Fim
Partilhar