Cidade da Praia, 15 Set (Inforpress) – O ciclista Eliezer Soares, da ilha do Sal, conquistou hoje a prova geral Tour Santiago 2024, uma competição realizada pela Associação de Ciclismo Santiago Sul que começou na sexta-feira, 13.
Em entrevista à Inforpress, o presidente da Associação de Ciclismo Santiago Sul, Manuel Borges, explicou que a competição Tour Santiago 2024 foi dividida em três etapas, iniciada na sexta-feira, 13, e terminou hoje em frente ao Estádio da Várzea, num percurso de 90 quilómetros.
Uma competição que reuniu inicialmente 24 atletas de diferentes ilhas, com excepção das ilhas do Maio e Brava, contou o presidente da associação que já no último dia desta competição houve desistências tendo ficado apenas 21 ciclistas em prova.
Neste caso, o ciclista Eliezer Soares, da categoria Elite, foi o vencedor da prova geral, tendo conseguido realizar as terceiras etapas em menos tempo e com o somatório do tempo ficou em primeiro lugar do Tour Santiago 2024.
Em declaração à Inforpress, Eliezer Soares disse que todas as etapas foram “muito duras”, mas que mesmo assim conseguiu ganhar um “bom tempo de vantagem” perante os principais oponentes.
“Consegui defender bem na montanha que é bastante difícil, no sábado e hoje, (…), viver numa ilha plana como a ilha do Sal e depois vir correr numa ilha com montanhas é bastante duro, mas estou satisfeito e orgulhoso pelo esforço”, disse o vencedor desta competição.
Por outro lado, o ciclista Nélio Cruz, da ilha de Santo Antão, representante da categoria Jovem, classificou-se em terceiro lugar, no entanto conseguiu o primeiro lugar da terceira etapa e o primeiro na sua categoria.
Conquistas que segundo o mesmo foram importantes, por ter conseguido manter a camisola branca (jovem).
“A prova foi muito difícil, o adversário estava à altura e também o objectivo era conseguir a camisola amarela, que tem como objectivo atacar e deixar o adversário para trás, mas os adversários conseguiram defender muito bem e só vim conseguir dar o meu melhor já no final da meta”.
Um evento que segundo o presidente da associação, Manuel Borges, foi organizado com a intenção de dar mais motivação aos atletas e que, para além de atribuir prémios aos vencedores, também estabeleceram prémios a meta volante, que são prémios conquistados ao longo dos percursos.
“O resultado foi positivo e o nosso objectivo é isso, aumentar cada vez mais as dificuldades e trazer mais motivação aos atletas e prepará-los para provas internacionais”, disse Manuel Borges.
OS/AA
Inforpress/Fim
Partilhar