China eleva relações com a Guiné-Bissau para parceria estratégica

Inicio | Internacional
China eleva relações com a Guiné-Bissau para parceria estratégica
10/07/24 - 03:05 pm

Beijing, 10 Jul (Inforpress) - A China e a Guiné-Bissau elevaram hoje as suas relações para uma parceria estratégica, anunciaram os chefes de Estado dos dois países durante uma reunião na China.

Segundo a Xinhua, na sua intervenção o Presidente chinês, Xi Jinping, salientou que as relações bilaterais entre a China e a Guiné-Bissau se aprofundaram nos últimos anos, assim como a confiança política mútua e a cooperação pragmática.

Xi Jinping disse ainda que a China apoia a Guiné-Bissau na exploração independente de um caminho para o desenvolvimento adequado às suas condições nacionais.

O anfitrião de Umaro Sissoco Embalo adiantou ainda que o seu país está disposto a trabalhar com a Guiné-Bissau para herdar a amizade tradicional, consolidar a confiança política mútua, expandir a cooperação pragmática, enriquecer continuamente a conotação de parceria estratégica entre os dois países e ajudar a Guiné-Bissau a alcançar um melhor desenvolvimento nacional.

A China está disposta a reforçar os intercâmbios amigáveis ​​com a Guiné-Bissau a todos os níveis, a melhorar a partilha de experiências em matéria de governação e a expandir a cooperação em áreas como a agricultura, a mineração, a construção de infra-estruturas e a economia azul sob a orientação da construção de alta qualidade do Iniciativa Cinturão e Rota (BRI), enfatizou.

Ele também disse que a China congratula-se com a entrada de produtos agrícolas de alta qualidade da Guiné-Bissau no mercado chinês e incentiva as empresas chinesas a investir e cooperar nesse país lusófono, bem como a ajudar a Guiné-Bissau a transformar o seu potencial de recursos numa dinâmica de desenvolvimento.

A China está pronta para continuar a prestar apoio dentro da sua capacidade para a construção interna da Guiné-Bissau e continuará a enviar os seus especialistas em arroz e equipas médicas para ajudar a Guiné-Bissau a garantir a segurança alimentar, bem como a desenvolver a saúde pública, acrescentou.

O chefe de Estado chinês apelou aos dois lados para que reforcem os intercâmbios e a cooperação na educação, juventude e outras áreas, de forma a aproximar os corações dos dois povos.

Anunciou ainda que a China vai continuar a fornecer bolsas de estudo governamentais e oportunidades de formação para ajudar a Guiné-Bissau a cultivar mais talentos para o seu desenvolvimento nacional.

Inforpress/Xinhua

Fim

Partilhar