
Cidade da Praia, 21 Nov (Inforpress) – A artista mindelense Ceuzany Pires lançou hoje o seu novo álbum intitulado “Nô txal tê li”, que aborda de forma directa a violência doméstica, já disponível em todas as plataformas digitais.
De acordo com uma nota da Produtora Harmonia, neste novo single que dá nome ao seu disco a artista dá voz a uma história de amor numa relação assinalada pela paixão e esperança, que se transfigura num ciclo de agressões físicas e emocionais.
“Este tema retrata a perda de alegria, agressão e o apagamento da luz, onde a protagonista que está no videoclipe encontra finalmente a coragem ao reconhecer o impacto destrutivo da relação e escolher o seu próprio caminho”, lê-se na mesma nota.
A artista canta a violência doméstica com “sensibilidade e força”, transformando uma realidade dura num hino de “libertação e afirmação pessoal”.
Nesta música, conforme explicou a produtora, reforça ainda a importância de dar visibilidade a histórias de sobrevivência afirmando o direito à dignidade.
Conforme a Harmonia, o disco contém dez faixas, incluindo uma música inédita “Riola de Casal “que une as vozes de Ceuzany e Fábio Ramos, numa sátira à traição expressa na gíria popular do Mindelo, com palavras do músico Manuel d’Novas e música de Hernani Almeida.
A música “Riola de Casal” retrata situações do quotidiano amoroso preservando a autenticidade e o sabor característico dos mindelenses.
Uma outra faixa musical deste álbum é “Nutridinha”, o emblemático tema popularizado por Cesária Évora, em que Ceuzany celebra a tradição musical de Cabo Verde, enquanto aproxima o público das profundas raízes culturais e reforça o seu compromisso com a tradição.
A artista mindelense também reaproveitou uma música do artista Jorge Neto “Sem Ninguém” para homenageá-lo.
As musicas deste novo álbum de Ceuzany ,produzido por Hernani Almeida:
01. A Tout Mes Amis /Música e Letra: Hernani Almeida
02. Mi Sô Ness Mund/Música e Letra: Lúcio Vieira
03. Nta Seta/Música e Letra: Elida Almeida
04. Nutridinha/Música e Letra: Gregorio Gonçalves (Ti Goy)
05. Nô Tchal Tê Li/Música: Hernani Almeida/Letra: Hernani Almeida e Jenifer Solidade
06. Ô Papa/Música e Letra: Hernani Almeida e Noel Almeida
07. Riola de Casal/Música: Hernani Almeida/Letra: Manel d’Novas
08. Sem Ninguém/Música: Jorge Neto/ Arrajo: Hernani Almeida e Pierre Da Silva
09. Tão Nice/Música e Letra: Helder Dias (Doca)/Arranjo: Hernani Almeida e Momo
10. Tram Tchon/Música e Letra: Arymar (Ary Kueka)
DG/AA
Inforpress/Fim
Partilhar